São Paulo - Marco Aurélio e a maioria dos jogadores do Palmeiras disseram ontem que vencer o Vasco, amanhã, é uma questão de honra e a melhor forma de agradecer à torcida. O problema do treinador é a dificuldade que enfrenta para escalar o time no segundo jogo da decisão da Copa Mercosul, no Parque Antártica.
Os principais jogadores estão machucados e Arce cumpre suspensão automática.
Neném, que substituiria o lateral paraguaio, sofreu ontem um entorse no tornozelo. Tuta ainda não se recuperou da contratura muscular. Juninho e Basílio saíram machucados, sábado, da partida com o São Caetano. Paulo Turra, com uma lesão no olho direito, está fora da partida.
"Não podemos ficar lamentando. Temos de dar uma resposta à torcida que foi maravilhosa aplaudindo o time apesar da desclassificação no jogo com o São Caetano.
Nunca vi nada igual. Se a gente tinha de correr a 180 quilômetros por hora, agora temos de correr 220 contra o Vasco", comentou Marco Aurélio.
O treinador quer um esforço concentrado de todos, até dos que estão na enfermaria. Conta com o retorno de Tuta, afastado há uma semana depois de sofrer uma contratura na primeira partida com o São Caetano. O atacante está "internado" no Centro de Treinamentos cuidando da coxa direita. Ontem, saiu apenas para almoçar e deu um recado aos torcedores:
"Tenho muita esperança de jogar contra o Vasco. A equipe está sentindo um pouco a minha falta. Estou em tratamento intensivo. Quero voltar para levar o Palmeiras ao título. Nos últimos três jogos houve uma desatenção geral, isso não pode se repetir na partida com o Vasco."
Tuta deve formar a dupla de ataque com Juninho, que saiu machucado, sábado, mas será liberado. No meio de campo, Flávio retorna.
"Fui poupado pela Comissão Técnica na partida com o São Caetano e agora quero fazer de tudo para vencermos o Vasco. O título da Mercosul seria um prêmio a esse grupo que lutou muito para alcançar um objetivo. O Palmeiras tem de ser campeão de qualquer jeito."
Outro problema - Flávio deve ocupar o lugar de Taddei que será deslocado para a lateral direita. Arce, o dono da posição, foi expulso no Rio e a vaga seria de Neném. No treino de ontem, Neném sofreu um entorse no tornozelo.
"É mais um problema, mas quem sabe não se recupera até terça (amanhã). Todo mundo aqui tem de se doar para provocarmos a terceira partida com o Vasco", disse Marco Aurélio.
Na zaga, Turra foi vetado. Ele está com um problema no olho e o Gilmar será escalado para formar dupla com Galeano. A expectativa do técnico é escalar Sérgio, Neném (Taddei), Gilmar, Galeano e Tiago Silva; Fernando, Magrão, Flávio e Taddei (Juliano); Juninho e Tuta.
O Palmeiras precisa de uma vitória simples para levar a decisão da Mercosul ao terceiro jogo. O empate dá o título ao Vasco. A data de uma eventual terceira partida ainda não foi definida pela Confederação Sul-Americana.
Depende da situação do Vasco que enfrenta o Cruzeiro nas semifinais da Copa João Havelange.
Se o Palmeiras não vencer o Vasco amanhã, os atletas entrarão em férias quinta-feira. Não haverá grandes mudanças no grupo de jogadores. O técnico Marco Aurélio, com o aval do presidente Mustafá Contursi, já está planejando a temporada de 2001.
"A torcida pode ficar tranqüila, vamos reforçar o time dentro da realidade imposta pelo clube", comentou o treinador. Os torcedores devem ter um pouco mais de paciência.