Roma - A Federação Internacional de Futebol (Fifa) explicou no domingo que está aberta à idéia de as camisas das seleções nacionais apresentarem os nomes dos patrocinadores, mas insistiu que isso não será permitido na Copa do Mundo de 2002. A entidade confirmou ainda que o próximo Mundial de Clubes terá apenas 12 equipes.
As questões foram discutidas em uma reunião em Roma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que a entidade quer examinar melhor o problema do uso do nome dos patrocinadores antes de tomar uma decisão final.
"Há uma certa tendência na direção de um 'sim', mas é um 'sim, mas...', um sim condicional", disse Blatter em entrevista à imprensa.
Blatter explicou ainda que o uso dos nomes "definitivamente não" será permitido na Copa de 2002, no Japão e na Coréia do Sul, e sugeriu ser pessoalmente contrário à idéia.
A Fifa ainda rejeitou no domingo uma proposta para aumentar de 12 para 16 o número de participantes na segunda edição do Mundial de Clubes.
Com isso o Corinthians, que pleiteava o aumento para garantir sua participação por ser o atual campeão, ficará de fora do torneio.
O Mundial de Clubes ocorrerá de 29 de julho a 12 de agosto na Espanha e reunirá, além de uma equipe representante do país sede, uma da Oceania. Europa, Ásia, África, América do Sul e América do Norte entrarão com dois times cada. A América do Sul deverá ser representada pelo Palmeiras e pelo Boca Juniors, os dois últimos vencedores da Libertadores.