Rio - A CBF vai apresentar nesta terça-feira, às 15h, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, as recomendações feitas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a melhoria do futebol no país, que foram elaboradas tendo como base o Plano de Modernização do Futebol Brasileiro. Dentre as sugestões apresentadas pelo estudo estão o estabelecimento de um ranking que vai definir a participação dos clubes nas diversas competições, a reestruturação da CBF, a criação da Escola Nacional de Arbitragem e da Escola Técnica de Administração de Futebol e o fortalecimento das relações entre a CBF e as federações.
A FGV elaborou estas sugestões levando em consideração vários fatores da realidade do futebol brasileiro, como os problemas criados pelo calendário, a Lei Pelé, as garantias financeiras dos clubes geradores de atletas, o papel da mídia e as relações entre clubes e patrocinadores.
Após a apresentação destas sugestões da FGV, a CBF deverá desenvolver ações para solucionar os problemas do futebol brasileiro.
O Plano de Modernização do Futebol Brasileiro começou a ser desenvolvido em março deste ano, no Rio de Janeiro. Aconteceram seminários em oito capitais do país: Belo Horizonte, Porto Alegre, São Luís, Maceió, Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Nestes seminários foram ouvidos atletas, dirigentes, investidores, entre outros setores do futebol, que debateram os assuntos relativos ao esporte em seus aspectos econômicos, sociais, políticos, jurídicos e mercadológicos.