CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Troféu Brasil mostra nova geração da natação
Quinta-feira, 14 Dezembro de 2000, 20h09

São Paulo - A natação do Brasil está ganhando novas caras. São juvenis talentosos, de 15, 16 e garotos de 20 e poucos anos que vão carregar a bandeira do esporte nos próximos anos. A responsabilidade de continuar o trabalho vitorioso de Gustavo Borges, Fernando Scherer, Rogério Romero e Luiz Lima assusta as novas promessas, que dizem não estar preparadas para segurar o rojão.

“Espero que eles continuem competindo por um bom tempo, até que surja um nadador com cabeça para assumir a responsabilidade”, diz César Quintaes, de 22 anos, atleta do Vasco. “Ainda não estamos preparados e quanto mais tempo pudermos adiar, melhor. Precisamos aprender mais e subir a escada aos poucos.”

César explica que a questão não é “fugir da raia.” Quer “estourar” em 2001, mas não pretende antecipar os acontecimentos. “Não se faz um talento de um dia para o outro. É preciso investimento – dos clubes, da CBDA (Confederação Brasileira dos Desportes Aquáticos) e do próprio atleta”, opina o nadador, reserva no revezamento 4 x 100 m, livre, medalha de bronze na Olimpíada de Sydney; ouro no 4 x 100 m, livre, do Pan-americano de Winnipeg, em 1999; campeão nos 50 m, livre, no Sul-Americano de 98; e prata nos 50 m, livre, na etapa canadense da Copa do Mundo de 98/99. “A maior das pressões vem de mim mesmo, porque sei que posso crescer.”

Carlos Jayme, de 20 anos, bronze em Sydney com o revezamento; ouro nos 100 m, livre, e 4 x 200 m, livre, no Sul-Americano, de 2000, diz que na época em que era juvenil sentiu-se pressionado por conta dos bons resultados. Em 94, no Meeting Internacional de Portugal, ganhou seis medalhas de ouro e foi bicampeão sul-americano juvenil nos 50 e 100 m livre, em 96/97.

“Tem que ter muita cabeça para não se abalar com a pressão”, observa o nadador, que vai treinar e estudar comércio exterior na Flórida, nos Estados Unidos. “Hoje tem muita gente boa aparecendo e a tendência é que a briga na piscina aumente.”

Eduardo Fischer, de 20 anos, que integrou a equipe medley olímpica, é menos diplomático. Aponta Edvaldo Valério, Leonardo Costa e Marcelo Tomazini como as novas caras da natação. “A renovação é necessária e acho que estou no meio de uma nova safra que vem na cola destes aí.”

O atleta do Vasco, promissor no estilo peito (ouro nos 100 m, na etapa do Rio da Copa do Mundo de 1999/2000, ouro nos 50 e 100 m e prata nos 200 m e 4 x 100 m, medley, no Sul-Americano de Mar del Plata, em 2000), destaca a importância de ter ídolos no esporte.

“Quando era pequeno, tinha medo de que o público perdesse o interesse na natação por falta de ídolos. Está na hora de pipocar mais e mais.” Novíssimos – “É tanta gente falando que sou uma promessa que estou começando a acreditar.” A frase brincalhona é de Henrique Barbosa, de 16 anos, atleta do Flamengo, bronze nos 200 m, peito, na Copa do Mundo, no Rio, e campeão nesta prova além dos 100 m no Brasileiro Juvenil, em 2000. A geração de 84, na opinião dele, é a melhor do últimos tempos. “O legal é que a gente está indo além do estilo livre. Tem cara que nada borboleta, peito...”

Henrique agradece aos mais velhos por estar tendo facilidade no início da carreira. “O Gustavo, o Rogério e o Xuxa abriram as portas. E agora temos de pensar em aumentar o prestígio da natação.” Ao lado de Henrique, Kaio Márcio, ouro nos 50 m e 200 m, borboleta, no Brasileiro Juvenil, diz que tem noção da responsabilidade que terá pela frente. “É difícil dar continuidade ao que já foi feito. O esporte individual é muito instável, mas eu sei que o quero conseguir e isso é o começo.”

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Natação
Finais do Troféu Brasil começam com quebras de recordes
Brasileira supera próprio recorde nos 200m livre
Gustavo Borges e Valério Bala duelam no Troféu Brasil
Nadadores tentam marcas no troféu Brasil
Veja lista completa