Porto Alegre - A derrota na primeira partida das semifinais da Copa João Havelange deixou o Grêmio bem impressionado com a organização, rapidez e eficácia do São Caetano, mas confiante de que, na segunda, reverterá a situação. Conseguiu, por exemplo, um de seus objetivos: marcar gols na casa do adversário, ambos de Ronaldinho. Com o 3x2, basta-lhe vencer por 1x0 ou 2x1 no domingo para chegar à final contra Cruzeiro ou Vasco. Logo depois da partida, o meia Zinho disse que a derrota teve "gosto de vitória". O técnico Celso Roth definiu o rendimento da equipe como "razoável".
Declarou que vencer "não será fácil", que o adversário também atacará, mas entende que o Grêmio tem condições para se classificar à final.
A avaliação predominante é que o time fez uma de suas piores apresentações no ano. A zaga vacilou - fez um pênalti que poderia ser evitado -, os laterais falharam muito e ofereceram espaços e o meio campo nunca controlou o setor. A expectativa é de que, no estádio Olímpico, com o apoio do torcedor, o rendimento geral aumente.
No primeiro jogo, o destaque, de novo, foi Ronaldinho, autor dos dois gols fora de casa que poderão significar a classificação. Além dele, salvaram-se Danrlei, de ótima atuação, e os jogadores que entraram no segundo tempo: Paulo Nunes, Rodrigo Mendes e Eduardo Costa.
Apesar disso, nesta sexta-feira Roth anunciou que não pretende promover alterações na formação que iniciou a partida. Elogiou os jogadores que entraram no segundo tempo, mas deverá manter os criticados Gavião e Warley, um centroavante que não faz gols há sete partidas. Rodrigo Mendes, que o substituiu com melhor proveito, continuará no banco. Será uma opção para a segunda etapa, mesmo caso de Paulo Nunes e Eduardo Costa. O técnico quer melhorar a consistência defensiva e a troca de passes.