Salvador - O Bahia anunciou a sua primeira contratação para a próxima temporada. O atacante Laênio, 24 anos, foi emprestado pelo Guarany de Sobral, time do interior do Ceará, e assinou um contrato de seis meses. Ele foi o artilheiro do Campeonato Cearense deste ano, com 16 gols, e disputou o Módulo Amarelo da Copa João Havelange, pelo Ceará, assinalando apenas um gol em toda a competição. Laênio Firmo Frota, nascido em Sobral, foi indicado pelo empresário Marciano, ex-centroavante, e veio com o passe estipulado em R$ 200 mil.
O atacante cearense esteve na sede administrativa do Bahia, no Edifício Suarez Trade, na parte da manhã, quando assinou o contrato e foi logo vestindo a camisa tricolor. Ele demonstrou bastante satisfação com a transferência para um clube de projeção nacional e revelou o desejo de ser contratado em definitivo após o término do seu empréstimo. "É um prazer imenso poder atuar por um grande clube como o Bahia. Espero mostrar serviço e, quem sabe, ficar de vez", comentou. À tarde, Laênio retornou para o Ceará, após cumprir uma bateria de exames com o médico Robson Moura, e deverá se apresentar no Fazendão no dia 2 de janeiro, junto com os seus novos companheiros, para o início da pré-temporada.
Também segunda-feira, o Bahia renovou o empréstimo do atacante Marcos Chaves, que pertence ao Camaçari. O jogador, que disputou a Copa João Havelange e marcou dois gols na competição, ficará no Bahia por mais seis meses. Outro que está próximo de um acerto é o lateral-esquerdo Jefferson, cujo passe pertence ao Banco Bilbao Vizcaya. Ele já acertou as bases financeiras com o clube, mas ainda não assinou contrato, o que só deverá ocorrer no final das férias, segundo o diretor de futebol Petrônio Barradas.
Petrônio afirmou que a torcida não deve esperar por grandes contratações para o primeiro semestre do ano que vem. Segundo o dirigente, "o departamento de futebol do clube adotou a política dos pés no chão e não vai cometer loucuras na hora de contratar".
Ele disse, ainda, que o Bahia não tem criado a expectativa em seus torcedores de trazer jogadores de renome nacional, mas assegurou que a equipe será reforçada em 2001. "Trabalhamos com muita responsabilidade e nunca iludimos a torcida do Bahia, que é uma verdadeira nação. Não adianta dizer que o Bahia tem que contratar craques para o seu time, pois, para mim, craque é aquele que veste a camisa com vontade e luta em campo. É esse tipo de atleta que nós queremos", completou.
A direção tricolor só tem mais duas semanas para definir a situação do goleiro Émerson, do zagueiro Jean e dos volantes Reginaldo e Vágner. O clube baiano tem a preferência pelos passes desses atletas até o próximo dia 31, e analisa com cuidado a efetivação do negócio porque os clubes só querem vender os passes e, pela nova lei do passe, que passa a vigorar em março, eles ficariam livres após um ano. "Precisamos saber mais detalhes sobre a lei do passe para não jogar dinheiro fora", justificou Paulo Maracajá, assessor do presidente Marcelo Guimarães.