Salvador- O fim das férias dos jogadores do Vitória não vai coincidir com a chegada do novo técnico da equipe, como o torcedor poderia imaginar. A partir de quarta-feira, os atletas iniciam a preparação física da pré-temporada 2001, mas só no dia 2 de janeiro começam os trabalhos com bola. É nessa data que o novo treinador deve assumir a equipe. Na segunda, o vice de futebol, Waltércio Fonseca, negou que o ex-volante da seleção brasileira, Dunga, estivesse nos planos do clube.
Já o presidente do Vitória deixou no ar a possibilidade de anunciar oficialmente o técnico no seu retorno de uma viagem ao Rio de Janeiro. Paulo Carneiro embarcou rumo à capital carioca, para a reunião entre a cúpula da Associação de Clubes do Futebol Nordestino e a direção da Confederação Brasileira de Futebol. Na pauta, a homologação do Campeonato do Nordeste, mediante a extinção da antiga Copa do Nordeste pela CBF.
As indicações continuam apontando para Toninho Cerezo, apesar de Waltércio despistar afirmando que ficou difícil pelo fato de o técnico ter ganho a Copa do Rei e o Campeonato Japonês. Cerezo vai finalizar seu compromisso com o Kashima Antlers no dia 1º de janeiro, com o término da Copa do Imperador, e, semana passada, em entrevista à Rádio Sociedade, revelou que esta semana conversaria com os dirigentes japoneses. As evidências sobre seu retorno são muitas. Até a lancha de sua propriedade, que fica ancorada numa das marinas em Salvador, está passando por reformas.
Aos poucos, o próprio Paulo Carneiro vai cedendo pistas que levam ao nome de Cerezo. "Vai ser um profissional que agrade a todos, tanto a mim como a torcida. E também que tenha condições de levar o Vitória ao título brasileiro", descreveu o dirigente. Além disso, o próximo técnico assinará contrato por dois anos, e essa foi a principal exigência de Cerezo para abrir mão de ganhar em dólares no Japão.
As outras opções já não estão disponíveis ao rubro-negro. Ricardo Gomes assinou com o Atlético-PR, e Joel Santana assumiu o Vasco. Inclusive, Santana disse que comunicou à diretoria do Vitória antes de aceitar o convite feito por Eurico Miranda. "Fui contactado no domingo à tarde e imediatamente liguei para Salvador para avisar que estava assumindo um compromisso", salientou.
Há até especulações dando conta de que o desempregado Oswaldo de Oliveira pode ser a alternativa a Cerezo, caso este fique impossibilitado de acertar com o Vitória. Mas os boatos são desmentidos pelo departamento de futebol, apesar de Oswaldo se encaixar no perfil desejado pelo clube.
A menos de um mês da estréia da equipe no Nordestão, nenhum dos prometidos reforços foram divulgados. A diretoria pretende contratar três jogadores, um para cada setor, e, com isso, completar o elenco que vai disputar o Campeonato do Nordeste e o Campeonato Baiano.