Salvador - A reapresentação do elenco do Vitória, marcada para as 9h desta quarta-feira, na Toca do Leão, deve contar com a presença de 19 jogadores, integrantes da diretoria, fisiologistas, preparador de goleiro e demais membros do departamento de futebol. Em suma, quase todos os profissionais responsáveis pelos rumos do time rubro-negro na temporada 2001.
Com exceção do técnico. Sem saber quem será o novo comandante da equipe, os jogadores serão recepcionados pelo vice-presidente de futebol, Waltércio Fonseca.
O ponto final da novela sobre o treinador pode ser colocado numa reunião entre a alta cúpula da equipe, também prevista para quarta-feira, logo após o retorno do presidente Paulo Carneiro de São Paulo. O dirigente viajou para o Rio para uma reunião com diretores da Confederação Brasileira de Futebol e seguiu rumo à capital paulista, onde, provavelmente, acertou os últimos detalhes com o novo técnico.
Terça-feira, Paulo Carneiro chegou a descartar o atual técnico do Kashima Antlers, Toninho Cerezo. "Dificilmente vai ser o Toninho Cerezo", declarou o dirigente. O motivo da desistência do rubro-negro é a demora para uma decisão sobre sua contratação, que só poderia ser confirmada depois do dia 2 de janeiro, quando expira o contrato entre o time japonês e o treinador.
Cerezo, entretanto, ainda tem esperanças de voltar ao Vitória. "Se eu não ficar no Kashima, meu retorno é certo para o Vitória. Gosto muito da Bahia e a partir de 3 de janeiro estarei em Salvador; para passar as férias ou para trabalhar", garantiu em entrevista à Rádio Metrópole.
Enquanto a definição não acontece, as especulações continuam abundantes. Oswaldo de Oliveira, Paulo César Carpeggiani, Levir Culpi, Dunga, e até o comentarista Casagrande foram cotados para assumir o cargo. Mas o pouco citado ex-jogador Raí pode ser a surpresa diante desse leque de opções. Ele está dentro das características apontadas por Paulo Carneiro e transmite credibilidade.
Não apenas profissionais para o cargo de técnico estão sendo contatados. O departamento de futebol também está em busca dos reforços para o time. O zagueiro Marcos, cujo passe pertence ao PSV Eindhoven, tem boas chances de ter o empréstimo com o Vitória prorrogado. Apesar do clube holandês ter interesse na venda do atleta, as negociações caminham para uma solução viável para todos os lados. Marcos tem contrato até o final do mês e é mais um dos jogadores que vai estar na reapresentação.
Já o atacante Cláudio não deve ter a mesma sorte. Seu retorno à Toca do Leão é uma realidade cada dia mais distante. Com isso, o time vai buscar um atacante de área para completar a linha de frente, ao lado de Vítor e Artur. A contratação de atletas está dificultada por causa da Lei Pelé, que vai dar passe livre aos jogadores a partir do dia 26 de março. "Os times estão pensando duas vezes antes de pagar milhões por um jogador que vai ter passe livre ao final do contrato", argumenta o gerente de futebol, Joel Zanata.