Londres - A corredora norte-americana Marion Jones, que ganhou três medalhas de ouro nas Olimpíadas de Sydney, é a atleta do ano segundo uma pesquisa feita pela Reuters.
Os três primeiros lugares na pesquisa ficaram com medalhistas de ouro das Olimpíadas. Marion Jones ganhou 171 pontos de um total de 250, enquanto a atleta australiana Cathy Freeman conquistou 120 e a nadadora holandesa Inge de Bruijn ficou em terceiro lugar, com 103 pontos.
A tenista Venus Williams, campeã olímpica, em Wimbledon e no Aberto dos EUA, ficou em quarto lugar, com 97 pontos, e a jogadora de golfe australiana Karrie Webb em quinto, com 31 pontos.
"Marion Jones foi a figura dominante no maior evento esportivo do ano", disse Joseph Romanos, da revista New Zealand Listener.
Jones chegou a Sydney com a ambiciosa meta de conquistar cinco medalhas de ouro, mas acabou vitoriosa ``apenas'' nas corridas de 100 metros rasos, 200 metros e o revezamento de 4x400 metros.
Para Clive Ellis, do jornal londrino The Daily Telegraph, ''Marion Jones pode ter fracassado em sua tentativa de conseguir cinco medalhas de ouro em Sydney, mas é a melhor corredora da era moderna''.
Cinquenta editores e jornalistas esportivos de 37 países indicaram até cinco atletas. Cada indicação para primeiro lugar valeu cinco pontos, para segundo lugar, quatro pontos, e assim por diante.
A atleta que ficou em segundo lugar, Cathy Freeman, ganhou a medalha de ouro dos 400 metros depois de acender a chama olímpica, num dos momentos mais lembrados e simbólicos das Olimpíadas deste ano.
Na condição de mais importante atleta aborígine da Austrália, Freeman foi vista como símbolo da luta travada no país há 200 anos pela reconciliação entre aborígines e brancos.