Manaus - Ao renovar o contrato de apoio ao Centro de Treinamento de Alto Nível (Centan) com a Xerox do Brasil, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, ficou ainda mais entusiasmado com os planos que tem para o início de 2001. O primeiro deles será reforçar a equipe de treinadores, trazendo para a Vila Olímpica de Manaus profissionais do Leste europeu com reconhecida experiência no atletismo.
“Eles irão se juntar aos cubanos e criar novas e melhores condições de treinamento para os atletas”, disse o presidente.
O contrato renovado garantiu ao Cetan a manutenção da renda anual de R$ 300 mil. Na solenidade de assinatura, que contou com a presença do presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, do diretor de operações da Xerox, Itamar Huber, e do diretor de marketing e relações com a comunidade, Roberto Chagas, ficou evidente a importância que esse tipo de parceria tem para o esporte brasileiro. E com esta verba da xerox, que o Cetan continuará bancando transporte, assistência médica e técnica, e alimentação para mais de 270 atletas vinculados ao programa. “Nossa meta é a criança carente. Por isso estamos nesse projeto sem sequer cobrar resultados no atletismo. Queremos formar, antes de tudo, o cidadão. Depois, se for possível, o atleta”, afirmou Roberto Chagas.
O projeto do Cetan já está se estendendo pelo interior. Em Manaus, são cinco microrregiões. No interior, já existem pólos em Manacapuru e Maués. A idéia da CBAt é agora estender ainda mais esse projeto, criando núcleos nas cidades de Parintins e Itacoatiara.
“O interior do Amazonas é rico em talentos para o atletismo. Com esse projeto, coseguimos garimpar novos valores que em breve estarão apresentando excelentes resultados”, conclui o professor Trajano Dantas, responsável pelo Centro de Treinamento de Alto Nível de Manaus.