Salvador - O Bahia entra na última semana do ano disposto a colocar um ponto final na negociação envolvendo o goleiro Émerson, o zagueiro Jean e os volantes Reginaldo e Vágner. O clube baiano tem a preferência pela compra dos passes desses jogadores até o próximo domingo, mas tudo indica que a diretoria não queria investir altas somas para adquiri-los em definitivo. Os dirigentes pretendem empreender um último esforço na tentativa de renovar os empréstimos dos quatro atletas, mas terão muito trabalho para convencer Grêmio, Santos, Coritiba e Monterey (México), clubes aos quais eles estão vinculados, respectivamente.
Antes de retornar para o Rio de Janeiro, após acertar a sua renovação com o Bahia, o técnico Evaristo de Macedo deixou bem claro o desejo de manter para a próxima temporada a base da equipe que disputou a Copa João Havelange. Por isso, a diretoria tricolor tem se empenhado ao máximo nas últimas semanas para conservar no elenco os jogadores que fizeram um bom papel no campeonato nacional. Entretanto, até o momento só os zagueiros Carlinhos e Maurício, o lateral-esquerdo Jefferson e o atacante Marcos Chaves acertaram com o time do Fazendão.
O fato vem deixando Evaristo preocupado, afinal restam apenas nove dias para a reapresentação dos jogadores, marcada para 2 de janeiro. Como o clube só contratou um jogador para 2001 - o atacante Laênio, emprestado pelo Guarany de Sobral, provavelmente o Bahia iniciará a pré-temporada com o elenco ainda em formação, o que pode prejudicar a preparação da equipe para o Campeonato do Nordeste, a Copa do Brasil e, Campeonato Baiano, competições programadas para o primeiro semestre.
Também esta semana o Bahia deverá ficar sabendo da real intenção do Vasco da Gama em relação ao lateral-direito Clebson. O interesse do tricolor é que o clube carioca compre o passe do jogador, avaliado em R$6 milhões, admitindo a inclusão do volante Fabrício Carvalho na transação. Porém, o Vasco pode querer renovar o empréstimo do lateral, proposta que será estudada pelo Bahia.