Salvador - A expectativa em relação ao nome do novo técnico marcou a reapresentação dos jogadores do Vitória na quarta-feira. Depois de um mês de férias, os profissionais do rubro-negro voltaram às atividades, no Centro de Treinamento do Barradão, visando à temporada 2001. Desta vez, apenas dois ausentes: o lateral-esquerdo Leílton, servindo à Seleção Brasileira Sub-20, e o meia-atacante Chiquinho, que estava sendo aguardado de Recife na parte da tarde, o que acabou não acontecendo.
Na ausência do técnico, a única novidade para os jogadores foi a reestruturação da parte física, agora sob a supervisão do fisiologista Valter Abrantes em substituição a Dudu Fontes, que deixou o clube após o último jogo da Copa João Havelange, contra o Flamengo. Ednilson Sena foi promovido a titular da preparação física e o clube promoveu Hamilton Conceição das divisões de base para ser o seu auxiliar. À exceção do treinador, a comissão técnica, depois da alteração que houve, é a mesma: auxiliar-técnico, Ricardo Silva; treinador de goleiros, Chiquinho Cersósimo; supervisor, Mário Silva; e o diretor-técnico, Péricles Chamusca.
Os jogadores e a comissão técnica foram recepcionados no vestiário do Estádio Barradão pelo assessor de futebol, Waltércio Fonsêca, que substituiu o presidente Paulo Carneiro, e o diretor de futebol, Joel Zanata. O dirigente deu as boas-vindas a todos e, especificamente, aos jogadores pediu um empenho mais satisfatório no ano que vem. "Disse ao grupo que,s este ano, o Vitória ganhou apenas o Campeonato Baiano, o que é muito pouco. Não tivemos sucesso na Copa do Nordeste(foi vice-campeão), Seletiva dos Campeões e não ficamos sequer entre os oito finalistas da Copa João Havelange. Equipes oriundas da segunda e terceira divisões terminaram melhores do que o Vitória e isso nos frustrou bastante e vamos cobrar muito mais em 2001", enfatizou Waltércio.
Após a reapresentação, foram iniciados os trabalhos na sala de fisilogia, onde Valter Abrantes fez a primeira avaliação da composição corporal dos jogadores. Essa avaliação consiste na medição do percentual de gordura. Na outra parte dos trabalhos, foi realizada uma corrida de adaptação. A partir desta manhã serão realizados testes físicos. Os jogadores serão divididos em grupos. Enquanto uma parte estiver na sala de fisiologia, a outra estará no campo com Ednilson Sena.
Os exames ortopédicos foram feitos ontem pelo médico Rodrigo Vasco da Gama e não houve nenhuma anormalidade. O meia-atacante Kléber, que há seis meses e 13 dias foi operado no joelho direito pelos médico Luiz Carlos "Lapão" Menezes e Rodrigo, voltará a trabalhar normalmente com o grupo dentro de uns 15 dias. O jogador, que ficou 20 dias fazendo avaliação isocinética, no Rio de Janeiro, já começou a fazer os primeiros trabalhos com bola e tem reagido satisfatoriamente.
O assessor Waltércio Fonsêca declarou no início da noite de ontem que o Vitória deve anunciar entre quinta e sexta o nome do novo treinador. "O presidente Paulo Carneiro está fazendo alguns contatos e acredito que, no máximo em 48 horas, ele vai anunciar quem será o treinador, caso as negociações continuem evoluindo bem".
Marcos, que tem contrato até 31 de dezembro, não se apresentou porque o Vitória ainda não conseguiu junto ao PSV Eindhovem a prorrogação do seu empréstimo. O clube já está pesquisando outro zagueiro para o seu lugar. Quanto a Elson, cujo passe pertence ao Ituano (SP), prosseguem os entendimentos com o empresário do jogador, Oliveira Júnior, para a renovação do empréstimo.
Já está decidido que serão contratados nos próximos dias mais quatro reforços. Paulo Carneiro está fazendo contatos, mas vai primeiro definir o nome do treinador. Outros jogadores também serão liberados.