São Paulo - Ontem, durante a reapresentação do elenco do São Caetano, um torcedor mostrava uma placa com a seguinte frase: "Duelo de titãs - Adhemar x Romário. Quem vencerá...?" Se o Superior Tribunal de Justiça Desportiva não punir o atacante do Azulão, este será um dos atrativos da grande final da Copa João Havelange, que começa amanhã, no Parque Antarctica.
Os baixinhos Adhemar e Romário têm a mesma altura (1,68m) e os mesmos objetivos: ganhar o título e terminar a competição como o principal artilheiro.
Na briga pela artilharia, pelo menos, Adhemar está em vantagem. Até agora, ele marcou 22 gols contra 18 de Romário. Só que o baixinho do Azulão também quer levar a melhor na altura.
”Tenho 1,69m. Se falarem que eu tenho menos é porque devo estar encolhendo”, brinca Adhemar, que tem mesmo 1,68m, segundo os dados fornecidos pelo clube.
Mas antes da disputa com Romário em campo, Adhemar terá de vencer outra batalha nos tribunais. Ele será julgado por duas expulsões na Copa João Havelange (leia matéria na página 6).
”O Romário é o melhor atacante do mundo. Sei que vai ser difícil enfrentá-lo, mas farei de tudo para sair vencedor”, confessa Adhemar.
O camisa 18 do São Caetano diz que sempre admirou dois atacantes do futebol brasileiro e aprendeu muito com eles.
”Para mim, Romário e Jardel são os melhores atacantes que o Brasil teve nos últimos anos.“
Se Adhemar rasga elogios para o adversário, Romário não fica atrás. O baixinho carioca pede muito respeito ao time do Azulão e fala que o Vasco, mesmo com suas estrelas, não é favorito ao título.
”O Vasco terá de respeitar o futebol do São Caetano para não ser surpreendido, como aconteceu com outras equipes”, diz Romário.
As "outras equipes" que o artilheiro vascaíno se refere são Fluminense, Palmeiras e Grêmio – adversários do São Caetano na fase final, que subestimaram a equipe vinda do Módulo Amarelo e acabaram sendo eliminados pelo Azulão.
”Eles estão bem, o que nos obrigará a tomar muitos cuidados, sobretudo na defesa – completa Romário, sabendo do perigo que Adhemar representa.”
Se o Vasco é bastante ofensivo com Romário, Juninho Paulista, Juninho e Euller, o São Caetano tem características muito semelhantes.
“É impressionante como eles chegam ao ataque com sete ou oito jogadores”, analisa Romário.
Se não for suspenso, Adhemar promete fazer, amanhã, as honras da casa. Mas, no sábado, sabe que precisará enfrentar Romário dentro do seu território. Um verdadeiro duelo de titãs, gigantes de 1,68m.