Londres - A Inglaterra está analisando mais uma proposta para impedir novas ações dos hooligans durante as partidas da seleção do país.
Segundo o jornal "The Guardian", o governo está examinando uma sugestão que prevê um trabalho conjunto da polícia com os clubes, que teriam a incumbência de indicar representantes responsáveis por vetar a presença de qualquer torcedor que tenha ficha criminal nas partidas do Campeonato Inglês e da seleção. A idéia e evitar que cenas como as da Euro 2000, protagonizadas por parte da torcida inglesa, se repitam.
A reportagem do "The Guardian" defende a implementação de leis que evitem manifestações sexistas ou racistas durante os jogos, impedindo a venda de ingressos para os hooligans e recomendando a presença de fiscais uniformizados nos estádios e acompanhando as excursões da torcida inglesa para outros países. De acordo com o jornal, o comportamento hostil dos torcedores passa uma impressão equivocada do povo inglês, que deve ser combatida.
O governo está preocupado com a imagem xenofóbica e violenta que vem sendo associada com os torcedores ingleses, principalmente depois dos episódios ocorridos na Euro 2000, classificados de vergonhosos. Desde julho, uma lei sancionada em caráter de emergência, dá à polícia poder para impedir que os hooligans acompanhem partidas tanto na Inglaterra, quanto fora do país.