São Paulo - O rali Paris-Dacar chega na quinta-feira à África e o Brasil entrará com o pé direito no Marrocos, a próxima parada da competição. A equipe BR Lubrax venceu nesta quarta-feira, na especial de Castellon, na Espanha, todas as categorias da qual participa.
Na carros, Klever Kolberg deu um show de pilotagem com seu Mitsubishi Pajero Full e está liderando a T2 para carros com motores à diesel. André Azevedo também foi o campeão da prova cronometrada na classificação geral da categoria caminhões, com um Tatra de 11 toneladas. Ele venceu a etapa com apenas um segundo de vantagem em relação ao vice, o russo Kabirov, com um Kamaz, campeão do rali Dacar-Cairo em 2000.
Os bons resultados do time brasileiro não param por aí. Juca Bala segue como o atual líder da categoria motos de até 400 cilindradas pilotando uma Honda Falcon Rally. Jean Azevedo, companheiro dele, está em quarto com outra Falcon. Os resultados foram conquistados na etapa de Chateau Lastours, na França, na terça-feira, e continuarão os mesmos pelo menos até a próxima etapa, no Marrocos. A prova para as motos em Castellon foi cancelada devido a um impasse financeiro entre a organização do rali e a Federação Espanhola de Motociclismo, que precisa dar o aval para a realização da competição.
Na geral da categoria carros, o vencedor nesta quarta-feira foi o francês Jean-Pierre Fontenay, com um Mitsubishi Pajero Full à gasolina. Ele completou os seis quilômetros de um circuito fechado na praia do Mar Mediterrâneo, em Castellon, em 8m20s. Klever Kolberg, 12° lugar na geral, ficou atrás de Fontenay com uma diferença de apenas um minuto. Entre os 132 carros que estão na prova, Kolberg está em 18° na classificação geral.
Os brasileiros Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti, da equipe Troller, terminaram a especial de Castellon na 46ª posição na classificação geral dos carros e em sétimo na categoria T3 para motores à diesel. Na mesma categoria, os também brasileiros Cacá Clauset e Jorge Nieckele ficaram em 12° lugar e 64° na geral, com uma picape Mitsubishi L-200 fabricada no Brasil. Cacá e Jorge capotaram na etapa desta terça-feira e tiveram que trocar o pára-brisa. Eles nada sofreram.
Após a etapa de Castellon, os competidores do rali seguiram para o porto da cidade de Almeria, no extremo sul da Espanha, onde carros, motos e caminhões foram embarcados em balsas para a travessia do Mediterrâneo em direção ao Marrocos. A partir de agora, o rali muda de cenário. A primeira especial em território africano será entre Nador e Er Rachidia, num total de 602 quilômetros (139 km cronometrados).
O rali Paris-Dacar 2001 largou da capital francesa na madrugada do dia 1° de janeiro e 358 veículos, entre carros, motos e caminhões de competição e de assistência, começaram a prova. A chegada está prevista para o dia 21 de janeiro depois de os pilotos atravessarem seis países da Europa (França e Espanha) e África (Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal). Desde a largada, os participantes já percorreram 2 mil quilômetros, muito pouco perto dos 8.800 que ainda faltam.