CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 F-3000
 Indy Lights
 Motovelocidade
 F-3 Sul-Americana
 F-3 Inglesa
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oliveira tenta chance na Fórmula 3000
Quinta-feira, 04 Janeiro de 2001, 11h08
Atualizada: Quinta-feira, 04 Janeiro de 2001, 11h09

São Paulo - O paulista João Paulo Oliveira pode ser o próximo piloto brasileiro a estrear na Fórmula 3000 Internacional. Ele está finalizando negociações com equipes da categoria ligadas à Fórmula 1, e deve anunciar ainda na primeira quinzena de janeiro seu destino na temporada de 2001.

Depois de ter sido um dos destaques da Fórmula 3 Sul-Americana no ano passado, quando ficou com o vice-campeonato na categoria A, ele acredita estar pronto para competir na Europa. "Fiz vários dias de testes com carros de Fórmula 3000, nas quatro equipes que me convidaram, e estou pronto tanto tecnicamente quanto psicologicamente para estrear. Me sinto bem confortável no carro e assim que acertar os detalhes finais, vou estar acelerando", disse o piloto da All Invest/Flytour.

João Paulo também vê a possibilidade de pilotar o monoposto mais cobiçado do mundo em 2002. "Dentro das negociações que estou mantendo, há uma opção para que eu faça essa temporada em outra categoria européia, mas com a garantia contratual de ser efetivado como piloto de testes na Fórmula 1 no próximo ano. São muitas as possibilidades e acho que temos muitas reuniões pela frente, mas estou bastante animado com o rumo que as negociações estão tomando", contou o piloto, que é reconhecido como um dos grandes talentos do automobilismo brasileiro surgidos nos últimos anos.

João Paulo acredita que hoje a Fórmula 1 esteja mais perto dos pilotos mais jovens, e as possibilidades de estréia aumentam com um estágio na equipe de testes. "Mais do que ter experiência, é preciso ser rápido para andar na Fórmula 1. O piloto tem de mostrar competência e talento logo de cara, porque a primeira impressão é a que conta", opinou o piloto de apenas 19 anos, que em 2000 foi o brasileiro com o maior número de pole positions e voltas mais rápidas entre os 122 pilotos do país que disputaram competições internacionais. Ele participou de 18 etapas na Fórmula 3, conquistou cinco vitórias, largou sete vezes na primeira posição do grid e marcou sete vezes a volta mais rápida em corridas. "O ano foi muito bom e me deu muita bagagem para as próximas temporadas", disse João, que até agora disputou 49 corridas no automobilismo. "Tenho apenas duas temporadas completas de experiência e tive de enfrentar pilotos com uma carreira muito mais longa. Isso me fez amadurecer bastante e me deixou mais preparado para competir na Europa, que é meu grande objetivo", completou João Paulo.

A meta de João Paulo é ingressar na Fórmula 3000 Internacional em uma das equipes ligadas a Fórmula 1, para ter condições de brigar pela vitória em sua 50ª corrida de monopostos. A prova será a preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, justamente o local de sua estréia no automobilismo, em meados de 1998.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fórmula 3 Sul-Americana
Campeão da F-3 faz escala para F-Indy
Oliveira treina com a Benetton Jr.
Brasiliense leva o título na F-3 Sul-Americana
Paulista ganha e adia decisão na F-3 Sul-Americana
Veja lista completa
Fórmula 3000
Pizzonia vai correr na F-3000
Massa vai correr na Draco Racing
Massa fica mais perto de garantir emprego
Brasileiro ganha prova festiva da Fórmula 3000
Veja lista completa