São Paulo - A equipe brasileira Petrobras Junior confirmou os nomes de Antônio Pizzonia e Ricardo Sperafico para a temporada 2001 da F-3000 internacional, substituindo o campeão de 2000, Bruno Junqueira, e seu companheiro Jaime Melo Jr. Vice-campeã por equipes neste ano, a escuderia traz para pilotar seus carros o vencedor da F-3 inglesa e o campeão da F-3 italiana, respectivamente.
“Ficamos bastante impressionados com os resultados do Pizzonia e principalmente do Sperafico, já que nunca o tínhamos visto conduzir”, disse o inglês Paul Jackson, chefe da equipe.
O inglês falou que o bom desempenho dos pilotos não se deu somente nos testes de velocidade, mas também no acerto dos carros, comunicação com os mecânicos e direção.
O amazonense Pizzonia, de 19 anos, e o paranaense Sperafico, de 21 anos, acertaram com a Petrobras Junior por um ano. A estréia da dupla será no dia 31 de março, em Interlagos, São Paulo.
“Apesar de não termos influenciado na escolha dos pilotos, estamos muito satisfeitos por contarmos com o campeão da F-3 inglesa e o campeão da F-3000 italiana. Sabemos que é o primeiro ano deles na F-3000 internacional e por isso não vamos cobrar resultados. Só esperamos que eles repitam o sucesso das categorias anteriores”, falou Cláudio Thompson, coordenador de esporte motor da Petrobras.
Os números de Pizzonia justificam a confiança de Thompson. Ele é o piloto que mais venceu corridas em um único ano: 15, em 1999. Além disso, das 91 provas que disputou venceu 47, com 74 pódios, 48 pole positions e 46 melhores voltas. Entre os mais de 150 brasileiros correndo fora do país em 1998, Pizzonia foi o que mais provas venceu, com 12. E foi também o único a conquistar dois títulos na mesma temporada, em 1998: campeão inglês de Fórmula Vauxhall Júnior e campeão de inverno de Fórmula Renault (1998).
Sperafico acredita que formará um grande time com Pizzonia, principalmente pelo fato de eles se entenderem muito bem fora das pistas e este ser o ano de estréia dos dois na categoria. Ele só se mostrou preocupado com a adaptação ao novo carro, mas espera corrigir isto com muitos treinos.
“Vou pisar fundo nos treinos. Sei que é preciso vencer etapas para chegar à F-1 e a F-3000 é a última delas”, falou o piloto, que pela segunda vez na carreira defenderá as cores da Petrobras, sendo vice-campeão da Fórmula-Ford Inglesa em 97.