São Paulo - Dobradinha brasileira no rali Paris-Dacar 2001. Depois de quatro etapas da maior prova off road do mundo, Juca Bala e Jean Azevedo, da equipe BR Lubrax, estão em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na classificação geral da categoria Super Production para motos com motores de até 400 cilindradas. Eles estão correndo com modelos Honda Falcon Rally.
Na etapa desta quinta-feira, a primeira em território africano, Jean Azevedo ficou em segundo e Juca em terceiro na categoria. No mesmo grupo dos brasileiros, o vencedor foi o japonês Takao Hosono, também com uma Honda. Na classificação geral entre todas as outras 100 motos que ainda estão na competição, Juca está em 31° e Jean vem logo em seguida. O francês Richard Sainct, bicampeão do Dakar, segue líder na classificação geral depois de vencer a etapa desta quinta.
O trecho entre Nador e Er-Rachidia, no Marrocos (África), teve 602 quilômetros no total e 139 cronometrados. Os pilotos enfrentaram pontos travados, com pedras e arbustos, e nos últimos 99 quilômetros puderam acelerar forte, numa pista de terra batida.
A etapa desta quinta já é o primeiro sinal das dificuldades que vão ser enfrentadas pelos competidores do Dakar 2001, que promete ser um dos mais difíceis da história, com o trabalho limitado de mecânicos que viajam em aviões. Nesta madrugada, a manutenção das motos será feita pelos próprios pilotos e também pelos mecânicos que viajam em carros e caminhões de assistência. No entanto, eles precisam conseguir chegar ao acampamento montado no aeroporto de Er-Rachidia.
Uma das estratégias da BR Lubrax é vencer na categoria motos de até 400 cilindradas com uma das Honda Falcon Rally, que pela primeira vez está participando do Paris-Dakar com uma equipe brasileira. Juca Bala, o atual líder no grupo de até 400 cc, está participando do Dakar pela terceira vez. Mas ele nunca conseguiu terminar a prova devido a um acidente em 99 e a quebra de sua moto em 2000. É a quarta prova de Jean Azevedo, campeão em 97.
A etapa de sexta-feira será entre Er-Rachidia e Ouarzazate, também no Marrocos. O trecho total terá 572 quilômetros, sendo 333 cronometrados. A especial terá todo tipo de terreno, com areia, pedras, terra batida e uma pequena parte de dunas, a primeira de muitas que ainda virão pela frente.