Hannover, Alemanha - A final da Copa do Mundo de adestramento, que deveria ser realizada em São Paulo, entre os dias 5 e 7 de abril, foi cancelada devido a inesperada saída do patrocinador principal. A competição será disputada em outro local, anunciou nesta quinta-feira o presidente do comitê de adestramento da Federação Eqüestre Internacional (FEI), Eric Lette.
Em Hannover (norte da Alemanha), Lette explicou que o empresário brasileiro Jorge Ferreira Rocha, patrocinador da prova, decidiu de forma súbita abandonar o e evento. "Ele irá vender todos os seus cavalos e deixará completamente o esporte eqüestre".
Segundo se especula, o que teria levado o empresário a esta decisão seria um conflito com sua esposa, a amazona brasileira Marietta Almassy.
A FEI está agora procurando uma cidade substituta e as possíveis candidatas são Londres, Moscou ou Hertogenbosch (Holanda).
Em 1999, após a saída de seu principal patrocinador de muitos anos, a montadora de veículos Volvo, a FEI teve grandes dificuldades para financiar suas competições. A FEI escolheu São Paulo para organizar a final da Copa do Mundo de adestramento após a oferta do empresário brasileiro Ferreira Rocha de assumir a maior parte dos gastos.