São Paulo - Com uma campanha irregular, quatro vitórias e cinco derrotas em nove jogos na Superliga de Vôlei Masculino, o Banespa enfrenta o Palmeiras/Guarulhos quarta-feira às 20h no Ginásio João do Pulo, em Guarulhos, disposto a reverter a situação e voltar a vencer.
Sétima colocada com 13 pontos ganhos, a equipe do técnico Mauro Grasso, além dos treinamentos, precisa de muita conversa para retomar o desempenho que a levou ao título do Campeonato Paulista. Segundo a psicóloga Anahy Vieira Couto, o time conquistou títulos como da Copa São Paulo, o Paulista e a Supercopa dos Campeões enfrentando situações pouco favoráveis como não poder jogar em casa ou treinar durante estas competições (o ginásio do clube ficou três meses em reforma). E agora que as condições de trabalho voltaram ao normal a equipe relaxou. "Conquistamos todos os objetivos traçados antes da Superliga, isso passando por dificuldades. Não era fácil jogar todas as partidas fora de casa. Sem contar os treinamentos na USP, que acabavam sendo cansativos. Nos restava pouco tempo para descansar. Além do que, o Paulista foi um campeonato longo, com muitas partidas em sequência. Acabou o Paulista, começou a Superliga e, coincidentemente, o nosso ginásio ficou pronto. Naturalmente, acabamos relaxando, mas isso tem durado tempo demais. Já é hora de voltarmos ao normal. Por isso temos conversado muito em grupo e individualmente", afirma.
Ainda de acordo com Anahy, a equipe se comprometeu a reverter este quadro, especialmente agora que o primeiro turno está terminando. "Se no Paulista tínhamos três equipes favoritas, na Superliga temos pelo menos seis e sabemos que se não reencontrarmos o bom jogo pode ser tarde. Por isso, na última reunião que tivemos, nos comprometemos a voltar a vencer. Além disso temos um grupo vencedor, com atletas conhecidos e que não estão acostumados a ficar tanto tempo jogando abaixo do esperado."
O meio-de-rede Gustavo Endres, terceiro melhor bloqueio da competição, é um desses atletas e concorda com a psicóloga. "Ficamos pelo menos três meses jogando fora de casa, treinando em outros ginásios, durante uma competição como o Paulista. Foi cansativo, mas conseguimos conquistar os títulos. A equipe relaxou depois disso. E isso tem refletido em quadra. Só que não podemos continuar assim. Temos conversado bastante e nos comprometemos a voltar a jogar bem. Temos time para isso."
Na última rodada o Banespa perdeu para a Unisul por 3 sets a 1, em casa. O Palmeiras/Guarulhos está na penúltima colocação, com nove pontos conquistados em oito jogos. E também vem de derrota, para para o líder invicto Telemig Celular/Minas por 3 sets a 0. Foi a sétima derrota da equipe na competição.
Além de Banespa e Palmeiras/Guarulhos, outros quatro jogos movimentam a 11ª rodada. Às 20h, Zip.net/Suzano x Bunge/Barão, em Suzano. Uneb x Telemig Celular/Minas, em Brasília, Unisul x Bento Gonçalves, em Florianópolis e às 20h30, Intelbrás/São José x Ulbra, com transmissão pelo SporTV.