Belo Horizonte - Contra a fraca equipe da Uneb, 10ª colocada na Superliga Masculina de Vôlei, o Telemig Celular/Minas não deverá ter grandes dificuldades para garantir uma invencibilidade de 11 jogos. A partida será hoje, às 20 horas, em Brasília, no ginásio Asceb, e será a penúltima do Minas neste primeiro turno. O time mineiro está na liderança isolada da competição, com 20 pontos, e é o único que permanece sem perder.
“Vamos buscar o resultado positivo a todo custo, principalmente por que a Uneb não é um time de ponta. Não seria interessante perder para uma equipe que não está credenciada entre as seis melhores", observa o técnico Carlos Alberto Castanheira, o Cebola, que mais uma vez não poderá contar com o líbero Serginho. O jogador ficará afastado cinco semanas para recuperar-se de uma cirurgia de apendicite, realizada no dia 29.
Canedo terá mais uma oportunidade como líbero titular. “Ele se apresentou muito bem nas duas intervenções que fez, contra o Suzano e o Palmeiras", elogia Cebola. O time terá ainda Maurício, Douglas Chiarotti, Henrique, Ezinho, André Nascimento e Giba. O terceiro levantador Joãozinho viajou com o grupo, mas não deve ficar no banco. “Ele vai nos auxiliar nos treinamentos e poderá substituir alguém em caso de contusão".
Apesar de reconhecer que a Uneb é adversário de menor peso, Cebola atenta para alguns bons jogadores da equipe brasiliense. “Eles têm atletas que merecem a nossa preocupação, como o atacante Idi, que jogou no Unisul na última temporada, o levantador Gaúcho e o também atacante Eduzão, homem de meio e de grande experiência que jogou no Olympikus e no Chapecó. Vamos tentar neutralizar os três", avisa.
Cebola quer manter a mesma eficiência mostrada no jogo contra o Palmeiras/Guarulhos, no sábado. “Vamos dificultar ao máximo o jogo para eles. Se tivermos qualidade no passe, vamos acelerar as bolas. Caso contrário, é bola alta para os atacantes. É preciso ter paciência e equilíbrio. Certamente a propensão maior de erro é da Uneb, já que jogam sob pressão", detalha o técnico minas-tenista.
A liderança isolada na Superliga não é sinômino de acomodação. Cebola ressalta que o Minas continua apresentando irregularidades, precisando melhorar na recepção, defesa e no saque. “Estamos conseguindo manter um nível, mas não um padrão de jogo", analisa.
Flávio Thiesen, técnico da Uneb, não esconde a preocupação com o adversário.
“O Telemig Celular/Minas não só é o líder, mas o principal favorito ao título. Vai ser um jogo bastante difícil", disse. E a estratégia mais uma vez se baseia no saque. “Com o potencial de ataque do Minas e com um levantador como o Maurício, se não arriscarmos no saque vai ser quase impossível ganhar a partida", comenta Thiesen.
Outros quatro jogos completam a 11ª rodada. Ainda hoje jogam: Suzano x Bunge/Barão, às 20 horas, no ginásio P. Portela, em Suzano;
Palmeiras/Guarulhos x Banespa, às 20 horas, no ginásio João do Pulo, em Guarulhos; e Unisul x Bento Gonçalves, às 20h30, no ginásio C.A Campos, em Florianópolis. Amanhã, se enfrentam Intelbras/São José x Ulbra, às 20h30, no ginásio Municipal, em São José (SP), com transmissão da Sportv.
TELEMIG CELULAR/MINAS - Giba, Ezinho, Maurício, André, Douglas, Henrique e Canedo (líbero). Técnico: Carlos Alberto Castanheira (Cebola). UNEB - Gaúcho, Joelson, Idi, Denison, Eduzão, Rodrigão e Marquinhos (líbero). Técnico: Flávio Thiesen.