Rio - Apesar de faltarem mais de dois meses, a seleção brasileira já pensa em seu próximo jogo pelas Eliminatórias da Copa de 2002, dia 27 de março, em Quito, contra o Equador. Preocupado com a altitude da capital equatoriana, o coordenador-técnico Antônio Lopes já está tomando precauções.
“Como Quito é uma cidade localizada muito acima do nível do mar, o médico José Luiz Runco e o preparador físico Bebeto de Oliveira vão elaborar um relatório para sabermos se haverá necessidade de um período de aclimatação”, declarou Lopes.
O coordenador-técnico da seleção confirmou que a equipe realizará dois amistosos em fevereiro, que serão em datas próximas, para que o time adquira entrosamento. Segundo Lopes, os adversários já foram escolhidos de uma lista de 16 equipes elaborada pela CBF.
O grupo do Brasil na Copa América (Paraguai, Peru e México) foi considerado bastante difícil, mas, segundo Lopes, o Brasil tem todas as chances de se classificar à segunda fase da competição, que será realizada em julho, na Colômbia.
O coordenador brasileiro disse que ele e o técnico Emerson Leão devem viajar à Europa este ano, sempre que possível, para acompanhar o desempenho dos brasileiros que atuam no futebol europeu e assistir às partidas entre seleções como França, Itália, Inglaterra, Holanda e outras do mesmo nível técnico.