CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 Últimas Notícias
 Copa Davis
 Ranking Masculino
 Ranking Feminino
 Torneios
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Tênis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guga luta para levar vida normal
Domingo, 14 Janeiro de 2001, 10h15
Atualizada: Domingo, 14 Janeiro de 2001, 10h16

Porto Alegre - Quando há seis semanas Gustavo Kuerten conquistou o título do Masters Cup, em Lisboa, e junto levantou o troféu de tenista número 1 do mundo, ele disse que não iria mudar, que continuaria sendo o mesmo de sempre. Mas, para Guga, levar uma vida normal chega a ser quase impossível.

Ele não consegue comprar CDs na charmosa Champs-Elysées, em Paris, ou entrar em um restaurante de qualquer cidade do mundo sem ser notado.

Esse desafio de proporcionar tranqüilidade a Guga é a preocupação de seus empresários, Jorge Salked e Paulo Carvalho, de seu irmão mais velho e também administrador de sua carreira, Rafael Kuerten, de sua assessora de imprensa, a jornalista Diana Gabanyi, e de seu inseparável técnico, Larri Passos.

"Nossa função é organizar o tempo do Guga, para que ele descanse, treine e jogue, para que ele não se desgaste", diz Salked, residente em Paris, quando não está acompanhando o tenista no circuito.

Por isso, o calendário do bicampeão de Roland Garros deste ano está mais enxuto. Prevê a disputa de 12 torneios no primeiro semestre, ao contrário de 14 no ano passado. Os jogos de exibição, que costumam pagar um cachê de US$ 300 mil a um jogador do quilate do Guga, provavelmente continuarão fora da programação do brasileiro no segundo semestre. Aliás, nenhum dos cinco patrocinadores pode exigir a presença do tenista em algum evento. A única obrigação é dedicar, a cada patrocinador, um dia por ano para a gravação de campanhas publicitárias.

Além de garoto-propaganda da italiana Diadora, fabricante de material esportivo, Guga participa do processo de desenvolvimento dos produtos. Mas não vai à sede da empresa, em Treviso. Uma equipe da empresa costuma se deslocar até onde o jogador se encontra para mostrar e ouvir a sua opinião sobre uma roupa ou tênis.

A Diadora programa para a primeira quinzena de fevereiro próximo a entrada no mercado brasileiro das três coleções da Linha Guga – uma para os jogos no saibro, outra para o piso rápido e uma terceira, clássica, para Wimbledon e Copa Davis. Os dois modelos de calçados chegarão às lojas em março.

"Neste ano, a Diadora vai deixar claro que é a principal patrocinadora do Guga", afirma Luís Alfredo Maia, gerente de negócios e marketing da empresa no Brasil.

Com tantos dólares envolvidos, a relação entre os integrantes da equipe do número 1 do mundo é muito estreita. Todos estão constantemente em contato.

"Mas a palavra final é sempre do Guga", assegura Salked.

Por isso, não causa estranheza a campanha publicitária do celular V2000, da Motorola, uma das cinco patrocinadoras do tenista, lançada em novembro passado. Nela, Guga aparece tentando tocar violão. Tudo a ver com ele: o número 1 do tênis mundial vem se dedicando a aprender o instrumento, seu novo prazer ao lado do surfe e do reggae.

Zero Hora


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Guga
Guga também é craque dos negócios
Guga desafia tabu na Austrália
Guga vira juiz em Melbourne
Guga pega leve nos treinos e guarda energia
Veja lista completa
Aberto da Austrália
Guga também é craque dos negócios
Guga desafia tabu na Austrália
Guga vira juiz em Melbourne
Guga pega leve nos treinos e guarda energia
Veja lista completa