Belém - Chegou o momento decisivo da pré-temporada do elenco de 27 jogadores do Paysandu na Serra dos Carajás, em Parauaupebas. Após oito dias de treinamentos sob o comando do técnico Givanildo Oliveira e do preparador físico Wellington Veras, o Paysandu faz um jogo treino diante da seleção de Parauapebas, a partir das 16h deste domingo, no Complexo Poliesportivo Rio Verde.
A partida servirá de preparação para o jogo de estréia do Paysandu na Copa Norte, contra o Nacional (AM), no próximo dia 24, na Curuzu. E, ainda, para a Copa do Brasil e Campeonato Paraense, no qual a equipe bicolor estréia apenas em março, a exemplo de Remo, Tuna Luso e outros clubes locais.
Depois do jogo deste domingo, dificilmente a equipe fará novo amistoso antes do jogo de estréia na Copa do Norte diante do clube amazonense. Por isso, a torcida aguarda com expectativa o jogo treino em Parauapebas e a avaliação final do técnico Givanildo Oliveira sobre o grupo de jogadores, entre remanescentes da temporada do ano passado, reforços e atletas que subiram do sub-20 para o profissional.
No time titular, terão oportunidade de mostrar seu futebol o zagueiro Ari e o lateral-esquerdo Marquinhos, que chegaram recentemente ao clube. O paulista Marquinhos, 25 anos, já jogou em XV de Piracicaba, União Barbarense, União São João de Araras, Marília e Noroeste, todos de São Paulo. O atleta trabalha pela primeira vez na região Norte e com o técnico Givanildo Oliveira.
Marquinhos se destacou nos coletivos na Serra dos Carajás e, junto com Ari, está quase certo na equipe principal do Paysandu. O zagueiro paraibano Ari, 22 anos, vem do River (PI) e já atuou no Treze da Paraíba, Porto de Caruaru (PB), Náutico (PE), Sport Recife (PE) e Ferroviário (CE). Ari joga pela primeira vez em um clube da Região Norte, mas com a vantagem de já conhecer o estilo do treinador do Paysandu. O atleta atuou com o técnico Givanildo Oliveira em 1996, em sua passagem como jogador do Náutico.
O treinador Givanildo Oliveira vai colocar em campo a equipe formada pelos atletas Ronaldo, Cláudio Gavião, Ari, Sérgio, Marquinhos, Vânderson, Sandro, Rogerinho, Jóbson, Ze’Augusto e Edil. Durante a partida, o treinador pretende testar vários atletas, entre os quais o atacante Lecheva, que atuou na Tuna no ano passado, o goleiro Júlio César, que veio do Juventude.
Na última quinta-feira, o time B do Paysandu derrotou a equipe do Docenorte, da Região da Serra, por 7 a 0, dando uma prévia do que será a partida deste domingo, sobretudo pelo fato de os titulares entrarem em campo pela primeira vez este ano.
A qualquer momento, a diretoria do Paysandu poderá anunciar a contratação de um centroavante para a equipe. O retorno do elenco bicolor e da comissão técnica a Belém está previsto para a tarde deste domingo.