São Paulo – O romeno Andrei Pavel bem que tentou dar uma mãozinha ao brasileiro Gustavo Kuerten. Na partida contra o russo Marat Safin, inimigo número 1 de Guga, ganhou o primeiro set por 6/4. Mas não conseguiu conter a reação do segundo colocado na Lista de Entrada, a versão antiga do ranking mundial do tênis, perdendo os sets seguintes por 6/3, 6/4 e 7/5.
Safin é o único tenista que pode desbancar, ainda no Aberto da Austrália, o brasileiro na versão do ranking mundial que conta os 14 melhores resultados das últimas 52 semanas. A diferença que os separa é 75 pontos.
A vitória desta quarta-feira colocou Safin na terceira rodada . Ele vai enfrentar, provavelmente na sexta-feira, o checo Michal Tabara que, na segunda rodada, bateu o argentino Guillermo Cañas por 7/6 (7/4), 6/3 e 6/2. O russo só depende dele para chegar ao topo. Se for campeão, mesmo que Guga seja vice, ele conseguirá o objetivo.
Já Guga, que tem 4.195 pontos, precisa apenas repetir o desempenho de Safin para se manter no topo. Nesta quinta-feira ele tenta atingir a terceira rodada enfrentando o britânico Greg Rusedski.
"Estou tentando descansar nos dias que não jogo e trabalhar com a fisioterapia, fazer ultra-som", disse Safin depois do jogo. "No momento, está tudo bem. Estou satisfeito."