Recife - O Campeonato Pernambucano de 2001 começa hoje, com a partida entre Santa Cruz e AGA. Como sempre, Sport, Santa Cruz e Náutico são favoritos o título.
O Sport, no entanto, perdeu jogadores importantes, como Taílson, agora no Botafogo, e Bosco, contratado pelo Cruzeiro. Caso conquiste o Estadual, ele igualará a façanha do Náutico, que venceu seis deles, entre 1963 e 68. No time é treinado por Jair Pereira, a principal contratação foi o atacante Balão, ex-Remo.
Santa Cruz e Náutico tentarão, apesar da crise financeira que atravessam, evitar novo sucesso do Sport. No Santa Cruz, a torcida acredita no potencial de Sérgio Alves, autor de quatro gols na goleada (6 a 1) sobre o CRB, no meio da semana, na estréia na Copa do Nordeste. O Náutico, treinado por Júlio César Espinosa, não tem astros e joga as suas fichas no meia Dorgival.
Além dos grandes, mais sete times disputarão o Campeonato Pernambucano: Central; Porto; Unibol; Recife; Vitória; Centro Limoeirense; e AGA, que jogarão em turno e returno na primeira fase. Os seis primeiros colocados se classificarão para a segunda fase e os quatro últimos disputarão o Torneio da morte, sendo que os dois últimos cairão. O vencedor da primeira fase decidirá o título com o da segunda.