Rio - O tenista norte-americano Andre Agassi conquistou o bicampeonato do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, ao derrotar o francês Arnaud Clemant por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/2, na madrugada deste sábado.
Campeão no ano passado e em 1995, Agassi, o sexto cabeça de chave, conseguiu o terceiro título do torneio com muita facilidade, em 1h46min.
Clement começou bem o primeiro set e venceu o primeiro game por 40-0. Agassi, porém, quebrou o saque do adversário duas vezes consecutivas, no terceiro e no quinto game, e abriu uma vantagem de 4/1. Clement ainda tentou uma reação, quebrando pela primeira vez o saque de Agassi no game seguinte. Mas o norte-americano confirmou o seu serviço no oitavo e décimo game, fechando o set.
E se o primeiro set não foi muito difícil para Agassi, o norte-americano encontrou mais facilidades ainda no segundo. Logo no primeiro game, Agassi quebrou o serviço de Clement e, mais tranquilo em quadra, voltou a quebrar no quinto game o saque do francês, que não conseguiu reagir.
No terceiro set, Agassi quebrou novamente o serviço de Clement no primeiro game. O francês ainda tentou a reação, quebrando o saque de Agassi no game seguinte. Mas o norte-americano conseguiu mais três quebras, no terceiro, quinto e sétimo games, e confirmou a tranqüila vitória.
Este foi o sétimo Grand Slam de Agassi, que além das três conquistas na Austrália, venceu em Wimbledon, em Roland Garros e duas vezes o Aberto dos Estados Unidos.
Após a vitória, o norte-americano, que passa a liderar a Corrida dos Campeões, agradeceu ao público e disse que tentará conquistar novamente o torneio no próximo ano. "Nunca sabemos quando será a última vez. Por isso, preciso agradecer o apoio de todos", disse.
Já Clement, cabeça de chave nº15, lembrou o compatriota Sebastien Grosjean. "Cheguei à final depois de duas semanas incríveis. Não posso deixar de agradecer a todos e nem esquecer o apoio de Grosjean", disse o francês.