Belo Horizonte - O time do Cruzeiro volta aos treinamentos nesta segunda em dois períodos, visando à preparação para a próxima partida da Copa Sul-Minas, na quarta-feira, contra o Joinville, em Santa Catarina, quando o time mineiro tentará manter a invencibilidade no Grupo C da competição. O time viaja para o Sul amanhã, após o treino da tarde.
Mantendo a sua filosofia de revezar os jogadores mais novos do clube com os mais experientes, que terminaram a temporada 2000, o técnico Luiz Felipe Scolari pretende colocar em campo a mesma equipe que venceu o Paraná Clube na semana passada, no Mineirão, por 3 a 1, de virada. O adversário do time da Toca, o Joinville, vem embalado, já que também obteve uma boa vitória diante do Internacional na última partida, por 3 a 1, jogando em casa.
A equipe para essa partida deverá contar com o volante Marcos Paulo novamente em sua posição de origem, além do goleiro Jefferson, o zagueiro Cris, o meia Jorge Wagner e os atacantes Müller e Marcelo Ramos. Dependendo de sua avaliação, Scolari poderá ainda utilizar o lateral-direito Maguinho, que estava cotado para jogar contra o Mamoré, mas ficou de fora por problemas de saúde, além de Ricardinho, Geovanni e Adriano Chuva.
O meia Jorge Wagner é um dos mais animados para a partida em Santa Catarina. Ele foi poupado da partida contra Mamoré para se dedicar aos treinos físicos e se preparar melhor para a maratona de jogos a que será submetido a partir de março, com o início da Copa Libertadores. Jorge Wagner foi um dos destaques do Cruzeiro na partida contra o Paraná Clube, marcando dois gols, e espera repetir a boa atuação.
“Vou confessar que minha vontade era ter jogado na estréia do Campeonato Mineiro, mas o treinador preferiu testar outros jogadores para definir a base da equipe que será titular nesta temporada", analisa. Há quase um mês treinando com seus companheiros, o meia baiano considera que já está mais ambientado no clube e que o entrosamento está chegando aos poucos.
Para Jorge Wagner, tanto ele quanto os demais jogadores ainda precisam aprimorar as partes física e técnica para alcançar o estágio ideal. “O grupo tem muito o que melhorar durante esse início de temporada", reconhece. Entretanto, ele aposta que o futebol que a equipe irá apresentar em Santa Catarina será melhor do que nas partidas anteriores, nas vitórias por 2 a 0 contra o Internacional e 3 a 1 no Paraná Clube. “É uma evolução que deve acontecer naturalmente. A cada jogo que passa, os jogadores se entendem melhor e a motivação vai aumentando", diz.
Outro jogador que vem se destacando no time da Sul-Minas é o atacante Marcelo Ramos, autor de um dos gols cruzeirenses na última partida. Para o jogador, o fato de o time estar desentrosado pesa muito, mas os bons resultados obtidos - duas vitórias em dois jogos - dão mais confiança para o time continuar trabalhando e os jogadores buscarem uma posição na equipe titular. “Acredito que o time está correspondendo às expectativas do Luiz Felipe, principalmente em termos de dedicação e profissionalismo, pois ninguém fica satisfeito em ser reserva", considera.
Na opinião de Marcelo Ramos, o Cruzeiro dispõe de muitos bons jogadores para disputar as posições no ataque, como Oséas, Geovanni, Müller e Adriano Chuva, entre outros mais jovens, e é preciso muita dedicação para garantir a vaga. “A concorrência não pode assustar. Tenho que trabalhar para ganhar a posição dentro de campo e sem falar muito. E é isso que pretendo fazer", garante o atacante.
Jefferson volta ao gol e pede atenção à equipe
Com presença garantida no gol cruzeirense para a partida de quarta-feira contra o Joinville, pela Copa Sul-Minas, o goleiro Jefferson espera mais uma vez corresponder às expectativas do técnico Luiz Felipe Scolari, que o considera com melhor ritmo de jogo do que o seu companheiro de posição, o recém-contratado Bosco, que fez sua estréia no último sábado, contra o Mamoré, no Mineirão, em partida válida pelo Campeonato Mineiro e demonstrou-se ainda fora de forma, cometendo algumas falhas.
Apesar da pouca idade, 17 anos, Jefferson destaca que já possui alguma experiência, já que participou de várias partidas importantes e difíceis pelo Cruzeiro no ano passado, nas copas João Havelange e Mercosul. “Todos sabem que o Felipão gosta de revezar seus goleiros e essa é mais uma oportunidade que tenho para assegurar de vez minha vaga no time", diz.
Jefferson cobra muita atenção da equipe cruzeirense contra o Joinville, que considera um time muito bom, embora não os tenha visto jogar ainda. “Sei que o time deles é bom e que venceu o Internacional por 3 a 1 na sua última partida", observa.
Jefferson admite que o time do Cruzeiro ainda não está entrosado e com o seu melhor padrão de jogo, mas considera que a defesa se entende bem. “Já nos conhecemos bem. As possibilidades de formação da zaga são com o Cléber, o Cris e o Luizão, dependendo apenas da definição da dupla pelo técnico. Com qualquer formação a defesa fica bem posicionada e entrosada. O meio-campo e o ataque podem até estar mais desentrosados, mas a zaga não tem problemas", garante o goleiro.