Belo Horizonte - O tenista mineiro Daniel Melo não estará em quadra para defender o Brasil na Copa Davis, contra o Marrocos, nos dias 9, 10 e 11, no Rio de Janeiro, mas terá um papel importante para o bom desempenho de Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni e Jaime Oncis na primeira fase da competição. Melo foi convocado, pela segunda vez, para participar dos treinamentos da equipe brasileira, ao lado do também mineiro Bruno Soares.
“Embora estejam faltando alguns tenistas melhores ranqueados, ser convocado significa estar na elite do tênis brasileiro. É uma honra estar treinando com Guga e Meligeni e uma oportunidade rara, já que, muitas vezes, sigo um calendário de competições diferentes das que eles participam", observa Daniel Melo, que chegou ontem em Belo Horizonte, após ser eliminado do ATP Tour de Bogotá, na Colômbia.
Os treinamentos com a equipe do Brasil começam neste sábado, no Rio de Janeiro. No boxe ou judô, Melo seria chamado de sparring. Apesar do gaúcho Alexandre Simoni ser o reserva imediato, em caso de contusão de um dos titulares, o tenista mineiro estará no banco incentivando seus companheiros. “A união é muito grande na equipe, não importando quem é o primeiro ou segundo do ranking. Todos se ajudam", afirma.
No ano passado, também em fevereiro, Daniel Melo fez sua estréia na equipe de treinamento do Brasil, quando o país enfrentou a França, em Florianópolis. A oportundiade de treinar ao lado de Guga, único tenista latino-americano a terminar uma temporada como número um do mundo, é incentivo a mais para o tenista mineiro. “Vou buscar aprender ao máximo coisas novas com ele. A atenção estará redobrada".
Melo destaca a importância de ser convocado para integrar a equipe, mesmo que seja no time de treinamentos. “Ninguém pode entrar em contato com o capitão (Ricardo Acioly) para pedir convocação. É um privilégio ser chamado e muito difícil de alguém abrir mão. Se fosse o caso, deixaria de participar das competições, mas, felizmente, são poucos os torneios nesse princípio de ano", comenta Daniel Melo.
Atualmente na 249º colocação no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais, o tenista de 23 anos está cheio de expectativas para este ano. Com o patrocínio da RM Sistemas, Daniel Melo participará de quatro torneios em quadra rápida, após a Copa Davis. Jogará nos torneios Future, em Dallas, a partir do dia 19, e em Houston, 26, os dois nos Estados Unidos. Sua melhor colocação no ranking mundial foi em agosto do ano passado, quando esteve em 196º.