Porto Alegre - O zagueiro Nenê já iniciou os trabalhos de recuperação do pós-operatório da cirurgia que reconstruiu os ligamentos do joelho direito do atleta. O médico Fábio Krebs, que está acompanhando o jogador no tratamento, mostra-se otimista. No entanto, descarta a possibilidade de um retorno aos gramados antes de seis meses.
No dia 30 de abril de 2000, durante um Gre-Nal, Nenê foi atingido pelo meia Tim. Desde esta data, a pancada recebida começou a atrapalhar seu desempenho. Nada que o preocupasse muito. Mas foi no fim de setembro que as dores na região pioraram. A cirurgia, que era temida pelo zagueiro, foi realizada há pouco mais de duas semanas. Krebs conta que o atleta se recupera bem e está colaborando com o tratamento, mas ainda não apóia o pé direito no chão.
Com o auxílio de muletas, Nenê vai ao Olímpico todos os dias, pela parte da manhã e à tarde, para realizar os trabalhos de fisioterapia.
Nenê veio do Corinthians para o Grêmio por US$ 1,5 milhão no início do ano passado. Quando puder voltar a jogar, a partir do segundo semestre de 2001, encontrará sua vaga na quarta zaga do Grêmio ocupada por Mauro Galvão, que chega ao time como um dos mais importantes reforços para a temporada 2001. Além dos trabalhos para recuperar a massa muscular e a flexibilidade da perna, ele terá outro desafio: conquistar novamente a titularidade na equipe do técnico Tite.