São Paulo – A Rede Globo divulgou nota oficial nesta sexta-feira respondendo à denúncia do deputado federal (PPB-RJ) e presidente do Vasco, Eurico Miranda, de que a emissora não estaria pagando ao clube os direitos pelas transmissões dos jogos. Na nota, a Globo diz que as afirmações de Eurico são “levianas e irresponsáveis” e diz que o cartola usa a “paixão da torcida do Vasco em benefício pessoal”.
A empresa prossegue afirmando que Eurico deveria prestar contas sobre salários atrasados no clube e as acusações feitas pelo departamento de jornalismo da emissora, segundo o qual a renda do dirigente não é correspondente com seus ganhos declarados.
Leia abaixo a íntegra da nota oficial da Rede Globo:
"Tendo em vista as recentes declarações do Sr. Eurico Miranda de que a TV Globo não estaria pagando ao Clube de Regatas Vasco da Gama as importâncias relativas à compra dos direitos de transmissão por televisão, gostaríamos de esclarecer que a TV Globo tem por hábito honrar todos os seus compromissos financeiros, seguindo o mesmo procedimento com os clubes brasileiros, cujos pagamentos estão rigorosamente em dia. No que diz respeito ao Vasco da Gama, cumpre esclarecer que o pagamento dos direitos de televisão têm sido feitos à Vasco da Gama Licenciamentos S/A, que vem a ser a legítima detentora destes direitos conforme notificação extrajudicial que nos foi encaminhada por esta empresa e pelo próprio clube Vasco da Gama. Improcedem, portanto, as levianas e irresponsáveis acusações do Sr. Eurico Miranda. Assim como cumprimos nossos compromissos, esperamos que os clubes cumpram os seus e respeitem os contratos assinados. Percebe-se claramente que o Sr. Eurico Miranda, incomodado com recentes reportagens do Jornalismo da Globo e ao invés de prestar contas dos atrasos salariais do clube do qual é Presidente, a seus credores, à Polícia e à Justiça, está tentando mais uma vez se utilizar da paixão da torcida do Vasco da Gama em seu benefício pessoal. Como empresa de jornalismo, a TV Globo veicula denúncias consistentes e de interesse público. Seu dever é relatar fatos relevantes e acontecimentos de repercussão, fiel ao compromisso jornalístico com a verdade. A relação contratual da TV Globo com os clubes na área de compra de direitos não tem relação alguma com a orientação editorial da emissora. São áreas distintas, independentes e que assim permanecerão."
Central Globo de Comunicação
Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2001