Rio - O técnico da seleção brasileira, Emerson Leão, anuncia às 10h30 desta quinta-feira, no Hotel Meridién, na Zona Sul do Rio, a relação dos convocados para os amistosos contra Estados Unidos, dia 3 de março, no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, e México, dia 7, no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Os dois jogos servirão como forma de preparação para a partida contra o Equador, dia 27 de março, em Quito, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2002. Leão pode anunciar algumas novidades, em relação a sua primeira convocação, em novembro do ano passado, quando o Brasil derrotou a Colômbia por 1 a 0, com um gol de Roque Júnior já nos acréscimos.
A base da equipe que fará os dois amistosos deve ser a mesma. No entanto, desta vez, Leão poderá chamar o atacante Romário, do Vasco, que acabou sendo cortado por contusão antes do confronto contra a Colômbia. A dúvida será saber quem vai fazer parceria com o Baixinho.
Por outro lado, o meia Rivaldo, do Barcelona, e o lateral-esquerdo Roberto Carlos, do Real Madrid, não serão chamados para enfrentar os Estados Unidos, já que no mesmo dia, eles estarão se enfrentando pelo Campeonato Espanhol.
Leão pode surpreender e chamar os dois somente para enfrentar o México. Outras novidades podem ser jogadores que levaram o Brasil ao título sul-americano Sub-20, no começo do mês, no Equador. Os mais cotados são o meia Fábio Rochemback, do Internacional, e o atacante Adriano, do Flamengo. Este último chegou a enfrentar a Colômbia no ano passado.
Leão, que afirmou que não pretende chamar jogadores sem contrato com seus clubes, pode abrir uma exceção para convocar Juninho, do Vasco, ou Ronaldinho, do Grêmio. Outros cotados são Edílson, do Flamengo, e Luizão, do Corinthians.
Viagens
Depois destes amistosos, Leão e o coordenador-técnico da seleção, Antônio Lopes, viajarão a Quito para assistir ao jogo entre Equador e México. A Europa também faz parte dos planos dos dois, que pretendem ver partidas de seleções daquele continente.
Antônio Lopes afirmou que ficou satisfeito ao saber que o Brasil continua liderando o ranking da Fifa. A entidade divulgou o resultado ontem. O Brasil soma 818 pontos, seguido da França (799) e Argentina (769). “Foi bom para dar confiança e bom para os torcedores. O Brasil fez por merecer esta posição." A seleção brasileira embarcará para os Estados Unidos no dia 28 à noite.
OS MAIS COTADOS
Goleiros: Rogério Ceni (São Paulo) e Helton (Vasco).
Laterais: Cafu (Roma/Itália), Júnior (Parma/Itália) e Silvinho (Arsenal/Inglaterra).
Zagueiros: Lúcio (Bayer Leverkusen/Alemanha), Roque Júnior (Milan/Itália) e Edmílson (Lyon/França).
Meio-campistas: César Sampaio (La Coruña/Espanha), Vampeta (Paris Saint-Germain/França), Juninho Paulista (Vasco), Juninho (Vasco), Ricardinho (Cruzeiro), Alex (Palmeiras) e Fábio Rochemback (Internacional).
Atacantes: Romário (Vasco), Marques (Atlético), Edílson (Flamengo), Adriano (Flamengo) e Luizão (Corinthians).