Rio - O técnico Zagallo pode assumir uma nova função no Flamengo depois do Campeonato Estadual. A idéia, que começara a ganhar corpo na diretoria do clube com os tropeços da equipe no Torneio Rio-São Paulo, quando a situação do treinador ficara delicada, já passa também pela cabeça do presidente Edmundo dos Santos Silva. Zagallo seria aproveitado como diretor-técnico, uma espécie de consultor de um novo treinador que viria a ser contratado pelo Flamengo.
Após a eliminação no Torneio Rio-São Paulo, há cerca de 20 dias, Oswaldo de Oliveira foi sondado. Sua pretensão salarial é considerada alta. Carlos César, que atualmente é coordenador das divisões de base do Flamengo e é técnico da Seleção Brasileira sub-20, ganhou força.
O presidente do clube admitiu ontem que pode conversar com Zagallo depois do Estadual. “Ainda não conversamos sobre isso, mas é um belo projeto. Estamos voltados para tentar o tricampeonato. Depois do Estadual, vamos conversar sobre uma maneira de continuar com Zagallo, seja como treinador ou como diretor-técnico. Ele enxerga o futebol na frente das outras pessoas”, disse Edmundo.
No entanto, na atual temporada, o Flamengo perdeu os cinco jogos disputados contra times grandes. Se os resultados negativos continuarem, Zagallo pode não resistir às pressões e ser afastado ainda durante a competição. Zagallo já correu este risco, admitido abertamente pelos dirigentes do clube, no início do Estadual quando, paralelamente, o time tropeçava no Rio-São Paulo.
Um grupo da diretoria entende que Zagallo, em função da idade, não tem mais energia para comandar o time. Zagallo evita falar sobre uma nova função. “Agora não penso nisso. Só no tricampeonato”.