Porto Alegre - Ao bater, de virada, o Coritiba por 3 a 2, no Estádio Olímpico, na noite desta quarta-feira, o Grêmio se classificou, por índice técnico, às semifinais da Copa Sul-Minas. Os gols foram marcados por Mabília (19’) e Marquinhos (21’), pelo Coritiba, e Zinho (25’), Warley (35’) e Rodrigo Mendes assinalaram para o Tricolor gaúcho.
Com o escore — merecido porque o Grêmio buscou insistentemente o gol adversário — , o Grêmio somou 12 pontos no Grupo A e acabou como o segundo melhor colocado das três chaves da Sul-Minas. O Coxa, líder do Grupo A com 13 pontos, já estava assegurado nas semifinais da competição. Além de necessitar da vitória, o Grêmio torcia para que o Atlético-PR não derrotasse o Galo, no Estádio Arena da Baixada. A torcida valeu, pois o jogo terminou empatado por 1 a 1.
O ataque do Grêmio chegou com perigo aos 9’, quando o Rodrigo Mendes desceu pelo lado esquerda e lançou a Warley, mas, da risca da pequena área, o zagueiro Leonardo despachou para escanteio.
O Tricolor abusava dos cruzamentos, enquanto o Coxa, mais organizado em campo, procurava explorar os contragolpes. Por meio destes, e em cima de erros de posicionamento cometidos pela defesa gremista, o Coritiba marcou seus dois gols. Aos 19’, o atacante Fabinho invadiu a área, pelo flanco esquerdo, e passou para o meia Mabília, que, sozinho, chutou rasteiro, com categoria, no canto direito de Danrlei para fazer Coxa 1 x Grêmio 0. Dois minutos depois, o atacante Marquinhos cruzou da intermediária direita para o miolo da área gremista, Danrlei não interceptou e o zagueiro Fabrício, embaixo do travessão, colou para dentro das redes. Coxa 2 a 0.
A equipe gaúcha não se abateu com os dois tentos e continuou martelando a zaga do Coxa. A insistência do Grêmio deu certo, tanto que aos 25’ Rodrigo Mendes foi derrubado e o árbitro Clésio Moreira dos Santos marcou um pênalti duvidoso, que o meia Zinho converteu sem dificuldades.
Aos 33’, Zinho cobrou um escanteio, do córner canhoto, o goleiro Nei saiu mal e o zagueiro Mauro Galvão cabeceou, porém a bola passou a um metro da trave esquerda do Coxa. No minuto seguinte, Marquinhos entrou pelo flanco esquerdo e, cara a cara com Danrlei, chutou para fora.
O Grêmio empatou aos 35’: da intermediária esquerda, Rodrigo Mendes alçou para a área e Warley, meio caído, cabeceou no canto canhoto de Nei.
A etapa final começou com os dois times acesos. O Coxa teve um gol anulado aos 53’, por impedimento: Marquinhos fez uma bela jogada, na intermediária central, e passou para Mabília, que chutou no canto esquerdo de Danrlei. Aos 54’, o Grêmio deu o troco: da meia lua, o cabeça-de-área Eduardo Costa mandou uma bomba que explodiu na baliza superior do Coxa.
Rodrigo Mendes, aos 68’, cruzou, do flanco esquerdo, e Warley, da pequena área, não alcançou para cabecear. Aos 69’, Fabinho entrou driblando a defesa do Grêmio, chutou cruzado, a bola bateu na trave esquerda e o cabeça-de-área Felipe Alvim desperdiçou o rebote.
As falhas ofensivas do Coxa foram castigadas aos 72’, através de Rodrigo Mendes. O meia disparou um torpedo, da meia lua, no canto direito de Nei. O Grêmio pula à frente e vence o Coxa por 3 a 2.