São Paulo - O São Paulo levou a melhor em cima do Botafogo no primeiro jogo da final do Torneio Rio-São Paulo nesta quarta-feira, no Maracanã. A equipe paulista venceu por 4 a 1.
Na partida decisiva na próxima semana, em São Paulo, o Tricolor Paulista pode até perder por dois gols de diferença para ficar com o título - que seria o primeiro da história são-paulina.
O Botafogo entrou em campo desfalcado do lateral-esquerdo Augusto, que recebeu o terceiro cartão amarelo na semifinal contra o Santos. Leandro entrou na posição. Pelo lado do Tricolor Paulista, a grande ausência foi do goleiro Rogério Ceni, convocado pela Seleção Brasileira para os amistosos contra EUA e México. Roger, que posou nu para uma revista para o público gay, entrou em seu lugar.
O jogo começou movimentado. Logo aos 6min, o São Paulo perdeu sua melhor chance na primeira etapa. Luis Fabiano tocou para França de cabeça. O atacante entrou livre na área e tentou encobrir Wagner. O goleiro esticou o braço e defendeu.
A equipe paulista aproveitou o embalo e continuou pressionando. Aos poucos, os botafoguenses equilibraram a partida, com Rodrigo fazendo boa distribuição de jogadas. Aos 42min, Donizete cruzou da direita. Roger cortou. No rebote, Rodrigo bateu forte. O goleiro são-paulino defendeu com os pés, na melhor chance do Botafogo antes do final do primeiro tempo.
A etapa final começou como a primeira - muito movimentada. Aos 2min, Donizete tentou pegar Roger fora do gol e bateu por cobertura. O goleiro espalmou, fazendo grande defesa.
Dos 4min aos 6min, nenhum torcedor conseguiu respirar. Aos 4min, Luis Fabiano tocou para Carlos Miguel dentro da área, que chutou rasteiro e abriu o placar. O Bota respondeu um minuto depois, com um belo chute de Rodrigo de fora da área. A torcida da casa nem conseguiu comemorar direito. Aos 6min, Wagner saiu errado do gol, a bola sobrou para Luis Fabiano, que desempatou.
O time paulista praticamente garantiu a vitória aos 16min. Maldonado arrancou da defesa e tocou para Belleti, que devolve. O atleta chileno cruzou para França, que marcou de cabeça. Mesmo com a vitória, era o São Paulo que estava mais perto do gol, jogando nos contra-ataques. E ampliou aos 40min. Cacá chutou rasteiro, Wagner deu rebote para Luis Fabiano, que marcou. No final de jogo, a torcida botafoguense chamou o técnico Sebastião Lazaroni de "burro" e o goleiro Wagner de "frangueiro".