Belo Horizonte - O Cruzeiro enfrenta a URT, às 20h, no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, em jogo antecipado da sétima rodada do Campeonato Mineiro. O Atlético Mineiro, porém, acreditava que o destino do Cruzeiro esta noite seria outro, pois esperava fazer nesta quarta-feira contra o rival, no Mineirão, o segundo jogo pela fase semifinal da Copa Sul-Minas.
Causada por uma guerra de bastidores entre os rivais mineiros, a incerteza sobre o jogo pela Copa Sul-Minas obrigou o técnico Luiz Felipe Scolari, do Cruzeiro, a comandar dois treinamentos distintos, na terça, na Toca da Raposa. : Primeiro, treinei um time para enfrentar a URT. Depois, fiz algumas modificações para jogarmos contra o Atlético. Foi o que me restou fazer, pois sou um profissional de campo e não respondo por assuntos que cabem à direção do clube", disse o treinador cruzeirense.
O impasse se deveu à data do segundo confronto entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, pela fase semifinal da Copa Sul-Minas. Inicialmente, o jogo estava marcado para esta quarta. Na semana passada, no entanto, o jogo foi adiado pela CBF para o próximo sábado, dia 10. O Cruzeiro concordou, pois sábado já poderá contar com seus três jogadores que estão na Seleção Brasileira: o goleiro Bosco, o zagueiro Cris e Ricardinho.
O Atlético Mineiro não aceitou o adiamento e moveu na segunda-feira passada uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que tratou de bagunçar ainda mais a situação. No início da tarde de terça, o STJD divulgou que havia deferido a liminar movida pelo Atlético Mineiro e chegou a confirmar a realização do clássico mineiro pela Copa Sul-Minas para esta noite, no Mineirão.
Já era noite, porém, quando o STJD voltou atrás da decisão e confirmou o segundo confronto entre os rivais para o próximo sábado. A notícia revoltou a cúpula atleticana e tranqüilizou a delegação cruzeirense, que viajou na tarde de ontem rumo a Patos de Minas, no interior.
Como o jogo de quarta não vale vaga em decisão, Felipão vai aproveitar para fazer algumas experiências. Na zaga, o jovem Bill, de 19 anos, entrará no lugar de Cléber. Na lateral direita, Maicon foi mantido em lugar de Jackson, que seria improvisado. O desfalque na equipe é o lateral-esquerdo Sorín, vetado por causa de uma contratura muscular na batata da perna.
O Cruzeiro está em segundo no Estadual, com 11 pontos, ao lado de Mamoré e Villa Nova, e três pontos atrás do Atlético. "Uma vitória sobre a URT nos daria moral para a Sul-Minas e a estréia na Libertadores", disse o atacante Marcelo Ramos.