Rio - O ex-jogador Afonsinho, o primeiro no Brasil a ter passe livre, disse que o
grande problema do futebol atual é que os clubes funcionam de maneira colonial, com as federações servindo de feudos.Ele também participou do debate sobre legislação esportiva que aconteceu nesta terça-feira na CPI da Câmara que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro.
Para Afonsinho, as melhorias que o futebol no Brasil precisa passar se referem ao fim do passe, a criação de um sistema brasileiro de esporte; que permitiria o Brasil discutir o esporte como um todo; a democratização das entidades esportivas em todos os
níveis - clubes, federações, confederações e sindicatos de atletas; e a elaboração de estratégias para que o esporte atue em consonância com as políticas de saúde e de educação, como participação em campanhas.
“O clube virou um balcão de feira, são poucos os que têm centro de treinamento. Hoje os clubes são meras estações de passagem dos jogadores. Além disso, eles movimentam cifras milionárias, mas estão sempre com os salários atrasados”, afirmou Afonsinho.