Rio - O meia Tinga, do Grêmio, está com a bola cheia. Após marcar no domingo o gol da vitória sobre o São José (1 a 0), que levou o Tricolor à liderança do primeiro turno do octogonal final do Gauchão-2001 (12 pontos em quatro jogos), o jogador conquistou de vez sua vaga no time e recebeu elogios dos seus companheiros e do técnico Tite.
Para o zagueiro Mauro Galvão, Tinga simboliza o equilíbrio da equipe. “ Tinga joga para o time. Ele consegue aliar duas qualidades, raras no futebol brasileiro: a parte ofensiva e a defensiva, com igual qualidade.”
Feliz com a boa fase, Tinga, xodó da torcida gremista, disse ser muito difícil fazer esse vai-e-vem no meio-campo. “Por causa da grande exigência física, é complicado jogar como eu jogo.”
Na tarde desta terça-feira, Tite comandará um treinamento no Estádio Olímpico, como preparação para o jogo contra o Santa Cruz, às 21h desta quinta-feira nos Estádio dos Plátanos, em partida adiada da segunda rodada do octogonal final do Campeonato Gaúcho. Itaqui será o lateral-direito, já que Ânderson Lima está defendendo a Seleção Brasileira -- a equipe de Leão enfrenta o Equador, nesta quarta-feira em Quito, pelas Eliminatórias da Copa de 2002.
A provável escalação do Grêmio para o jogo de quinta-feira é: Danrlei; Itaqui, Alex Xavier, Mauro Galvão e Rubens Cardoso; Polga, Eduardo Costa, Zinho e Tinga; Luiz Mário e Marcelinho Paraíba.