São Paulo - A confirmação da boa fase do Corinthians e a ascensão da Portuguesa e do Santos no fim de semana deram novo alento ao Campeonato Paulista. Hoje, a quatro rodadas das semifinais, nada menos que nove equipes ainda mantêm grandes chances de classificação.
Para se ter uma idéia do equilíbrio, a Portuguesa Santista (nona colocada, com 17 pontos, seguindo critérios de desempate) depende praticamente de seus resultados para chegar às semifinais. Como Portuguesa (18 pontos), Botafogo (18) e Corinthians (17) ainda vão se enfrentar, a Portuguesa Santista pode se classificar vencendo seus quatro jogos restantes (inclui o São Caetano, quarto colocado com 19 pontos).
Para desemaranhar a tabela, a próxima rodada conta com duas boas partidas: Corinthians x Portuguesa, no Pacaembu; e Portuguesa Santista X São Caetano, no Ulrico Mursa, em Santos. A Santista ainda está invicta em seu estádio.
Por enquanto, a classificação está garantida ao time que atingir os 31 pontos. A Ponte Preta, líder com 22 pontos, precisa de mais três vitórias para chegar lá. Mas há exceção. Com 30 pontos, a Portuguesa se classifica.
Como? Vencendo seus quatro jogos (Corinthians, Ponte Preta, São Paulo e Botafogo), a Lusa passa às semifinais porque Ponte, Rio Branco e São Caetano ainda vão se enfrentar e um deles não se classificaria.
O mesmo se aplica ao Corinthians. Vencendo seus quatro jogos restantes (chegaria aos 29 pontos), o Timão só precisa torcer por tropeços do Santos e da Portuguesa Santista. Se nenhum dos dois perderem pontos, as três equipes vão decidir a vaga nas semifinais pelo saldo de gols, já que terminariam a primeira fase com o mesmo número de vitórias (primeiro critério de desempate).
Já na outra ponta da tabela, os sete times restantes brigam contra o rebaixamento. Se a tendência atual permanecer, a equipe que atingir 19 pontos estará livre da Série A-2.