Belo Horizonte - A última rodada da Primeira Fase do Campeonato Mineiro, no final de semana, promete muitas emoções. Vão ser definidos os três classificados que faltam, as colocações e os dois grupos da segunda fase. E tudo é possível, até mesmo que uma chave tenha Atlético, Cruzeiro, Vila Nova e América, como primeiro, terceiro, sexto e oitavo colocados, respectivamente.
As equipes que já garantiram presença na segunda etapa se dão ao luxo de tentar escolher em qual dos dois quadrangulares querem estar. Alguns times ainda brigam por uma das três vagas restantes e outros ainda querem fugir do rebaixamento ao Módulo II de 2002.
Apenas Atlético e Mamoré podem garantir o primeiro lugar desta fase. Líder com 21 pontos, o time do técnico Abel Braga precisa apenas de um resultado igual ao do Mamoré, na última rodada. O Atlético joga contra a URT, em Patos de Minas, e a equipe do técnico Renê Santana recebe a Caldense. Na pior das hipóteses, o Atlético termina no segundo lugar. E o Mamoré, que já tem garantida, no mínimo, a terceira colocação, pode ficar com a primeira com a ajuda de seu maior rival, a URT.
A projeção mais provável para que Atlético, Cruzeiro, Vila e América fiquem na mesma chave é esta: o Atlético manterá o primeiro lugar com um resultado igual ao do Mamoré; o Cruzeiro será o terceiro colocado, derrotando o Vila e com pelo menos um empate do Mamoré; o Vila ficará em sexto com uma derrota, além de empate do Ipatinga e vitória do Rio Branco; e o América terminará em oitavo, se empatar com o Democrata e a URT empatar ou perder.
A briga pelas posições intermediárias está embolada, com uma diferença mínima entre as equipes. Vila Nova e Cruzeiro estão com 17 pontos, o Ipatinga, com 16, e o Rio Branco, virtualmente classificado, tem 15. Se Cruzeiro x Vila Nova for confirmado para domingo, com os outros jogos da rodada no sábado, as duas equipes terão a chance de escolher os adversários da segunda fase.
Por exemplo, se o Atlético confirmar o primeiro lugar, no sábado, o Cruzeiro com um empate ficaria em quarto lugar e fugiria de um confronto direto em um dos quadrangulares, desde que o jogo Rio Branco e Ipatinga termine empatado.
Para se classificar, o Rio Branco precisa do empate. Se perder, terá de torcer para que Caldense ou URT não vença ou que o América perca. O América se classifica com uma vitória sobre o Democrata, em Valadares, sem depender de outros resultados. Com um empate, dependerá de um destes resultados: derrota do Rio Branco, empate da Caldense ou empate da URT. Até a derrota pode classificar o América, desde que Caldense e URT também percam.
Caldense, URT e Democrata estão em situação semelhante. Além de vencer seus jogos, precisam de derrotas dos outros concorrentes. Até o Uberlândia tem remotas chances de classificação. Precisa golear o Guarani e torcer para derrotas de Caldense, URT e Democrata.
Quanto ao rebaixamento, até a Caldense está ameaçada de se juntar ao Guarani, no Módulo II de 2002. Uma goleada para o Mamoré e uma combinação de resultadaos de URT, Democrata e Uberlândia rebaixam o time de Poços de Caldas. URT e Democrata precisam vencer seus jogos, respectivamente, contra Atlético e América, em casa, para fugir do descenso, sem se preocupar com outros resultados. O Uberlândia, além de derrotar o Guarani, em Divinópolis, precisa torcer por derrota do Democrata ou da URT.