Rio - O presidente da Federação Mineira, Elmer Guilherme, esteve nesta quinta-feira na sede da CBF, onde conversou com o secretário geral da entidade, Marco Antônio Teixeira. Esteve em pauta a possível participação do Atlético Mineiro na Copa Mercosul, que deverá ter sua fórmula definida nos próximos dias pela Conmebol - Confederação Sul-Americana. O Grêmio é o principal concorrente do Galo por uma vaga nesta competição.
Sobre a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro deste ano, Elmer declarou ser a favor da participação de 28 clubes. Para ele, cada time jogaria 27 vezes, em turno único, na primeira fase. Oito clubes passariam à próxima etapa, que seria disputada em sistema de cruzamento - o primeiro contra o oitavo, o segundo contra o sétimo e assim por diante. Seis clubes seriam rebaixados à Série B.
A respeito da Segunda Divisão, o dirigente mineiro observou que há um movimento a favor do aumento de 22 para 36 clubes participantes. Elmer disse ter conversado com Eduardo Vianna, presidente da Federação do Rio de Janeiro que, por sua vez, teria obtido o apoio de Marco Antônio Teixeira sobre a ampliação do número de participantes na Série B.
"Outros presidentes de federações estão pressionando a CBF para que seja ampliado o número de clubes ", disse o Elmer.
Com 28 clubes confirmados na Série A, resta à CBF aprovar uma fórmula para a disputa do Brasileiro deste ano. O Conselho Técnico da entidade se reunirá até o dia 30 deste mês para definir o assunto. A sugestão do Clube dos 13 deverá estar pronta no próximo dia 10, quando haverá uma reunião para elaboração de uma fórmula que posteriormente será apresentada à CBF. Uma comissão de cinco presidentes de clubes está à frente dessa questão. Os integrantes são Edmundo dos Santos Silva (Flamengo), Paulo Amaral (São Paulo), Alberto Dualib (Corinthians), Nélio Brant (Atlético Mineiro) e Paulo Carneiro (Vitória).