Londres - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) concedeu uma extensão de 100 anos sobre os direitos comerciais da Fórmula 1 para a empresa controlada pelos grupos de mídia alemães Kirch e EMTV.
Encerrando meses de especulações sobre o futuro dos direitos, o Grupo Kirch disse na terça-feira que a Slec, da qual é um importante acionista, pagou 309 milhões de dólares pelos direitos.
A Kirch também fez uma proposta de paz aos fabricantes de carros, que têm ameaçado lançar um campeonato rival, ao prometer manter a transmissão longe das televisões pagas.
Bernie Ecclestone tinha concordado com um esboço de contrato para estender os direitos da Slec no ano passado, mas o acordo foi questionado depois que a operadora de televisão paga Kirch e a EMTV assumiram o controle majoritário da Slec.
As duas empresas agora controlam 75 por cento da Slec e Ecclestone reduziu sua participação para 25 por cento. A mudança no controle da empresa promoveu temores de que Kirch restringiria o esporte à televisão paga, o que reduziria o interesse dos patrocinadores.
A Slec detinha os direitos comerciais e de transmissão da Fórmula 1 apenas até 2010. A competição atrai uma audiência estimada de mais de 500 milhões de telespectadores no mundo.