Porto Alegre - Vencer não é suficiente. É preciso vencer bem. O Inter entra em campo, hoje à noite, precisando derrotar o Fortaleza por no mínimo dois gols de diferença na Copa do Brasil. Se levar gol, a situação complica devido ao saldo qualificado.
Até aí tudo bem. O problema é que, desde janeiro, o Inter jogou 19 partidas oficiais e só não tomou gol em duas delas. O alento para o torcedor é que esses dois jogos foram no Beira-Rio, cenário da partida de hoje.
Fiel à sua manha de não revelar a escalação do time com antecedência, Cláudio Duarte não confirmou se o time que iniciou o coletivo, ontem à tarde, no Beira-Rio, é o mesmo que deve iniciar o jogo contra o time cearense. Fábio Rochemback, quase negociado com o Exterior, volta ao meio-campo, e Luiz Cláudio, condenado apenas a pagar multa de R$ 60 por uma expulsão contra o Vila Nova-GO, está liberado para jogar. Cláudio Duarte realizou ontem um coletivo com o grupo titular, mas insiste que a possibilidade de escalação do time inclui Carlinhos – absolvido ontem no STJD por ter sido expulso no mesmo jogo de Luiz Cláudio – e Leandro Guerreiro, agora com possibilidade de escalação.
O treinador trabalha com duas opções táticas. Numa delas, o 3-5-2 que usou ontem no treino, o meio-campo foi armado com dois volantes, Marcelo e Fábio Rochemback, e um meia, Tim, com Lê fazendo as vezes de ala esquerdo. Mas o Inter não pode levar gol, e a velocidade do time do Fortaleza preocupa o técnico. Com Lê pela esquerda, Fábio Pinto e Luiz Cláudio na frente, o time pode ficar muito exposto, e para barrar os contra-ataques, Cláudio Duarte estuda a possibilidade de sacar Tim do time – mesmo apreciando o futebol do jogador – e escalar Leandro Guerreiro ou Carlinhos.
Ele reforçou que a gente precisa marcar o tempo todo, os dois volantes do meio-campo se revezando, nunca deixar ninguém partir sozinho porque eles são rápidos – explica Fábio Rochemback, que retorna ao time, recuperado de lesão no joelho esquerdo.
Se passar à próxima fase da Copa do Brasil, o Inter, beneficiado pelo sorteio da competição, jogará a partida decisiva em casa, contra o Bahia, que eliminou o Santos.