São Paulo - O brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, terminou em terceiro lugar nesta sexta-feira no primeiro dia de treinos livres para o GP da Espanha de F-1, no circuito de Barcelona. Ele fez o tempo de 1m20s823 e não melhorou a marca que havia obtido na primeira sessão , também nesta sexta.
David Coulthard foi mais rápido em relação à primeira sessão e manteve o primeiro posto, com 1m20s107. A surpresa ficou por conta de Eddie Irvine, da Jaguar, que obteve o segundo tempo.
O francês Olivier Panis, da BAR, também surpreendeu e ficou em quarto, na frente de Michael Schumacher, o quinto, e Mika Hakkinen, o sexto. Ralf Schumacher, da Williams, que venceu o ultimo GP (em San Marino), foi apenas o oitavo, ficando atrás também do espanhol Pedro de La Rosa, estreante na Jaguar em substituição ao brasileiro Luciano Burti.
Burti, que estreava na Prost, não foi bem e fez apenas o 21º tempo, uma posição à frente de Tarso Marques, da Minardi, o último. Henrique Bernoldi, da Arrows, obteve a 16ª posição.
Os tempos desta sexta não valem para o grid, que será definido no sábado. O GP da Espanha é o primeiro da temporada onde é permitido o controle de tração (inovação tecnológica que controle eletronicamente a aceleração dos carros).
Confira os tempos e a classificação final do treino