Porto Alegre - As copas regionais vão se transformar em campeonatos a partir de 2002. Grêmio, Inter e Juventude estão garantidos no novo formato do Sul-Minas e, por isso, não disputarão o Gauchão do próximo ano. Os campeonatos estaduais, como o Gauchão, passarão a ser classificatórios para os quatro regionais: Sul-Minas, Rio-São Paulo, Nordeste e Centro-Norte. Os grandes clubes receberão R$ 1 milhão por mês em direitos de televisão.
“A transformação das copas em campeonatos regionais está sacramentada, em poucos meses será anunciada oficialmente como parte da nova estrutura do calendário brasileiro”, afirma o presidente do Grêmio, José Alberto Guerreiro.
A partir de agora, o termo “regional” vai se referir somente ao novo campeonato originado das copas, como Sul-Minas e Rio-São Paulo. No próximo ano serão disputados entre 12 de fevereiro e 19 de maio, apenas aos domingos. Copa do Brasil, Libertadores e Mercosul ficarão com as datas do meio da semana.
São previstas 16 equipes por regionais, com exceção do Rio-São Paulo, de oito participantes. Disputarão a Sul-Minas quatro equipes gaúchas (dupla Gre-Nal, Juventude e campeão estadual ou subseqüente), quatro paranaenses, quatro mineiras, três catarinenses e uma do Espírito Santo.
Os cinco primeiros colocados dos estaduais terão direito a disputar a Copa do Brasil, mas dois deles entrarão nos regionais. Os dois piores dos regionais descem para os estaduais.
Campeões e vices dos regionais participarão da Copa dos Campeões, que em 2002 será promovida em julho devido ao período da Copa do Mundo, em junho. A idéia é realizar o Brasileirão de julho a dezembro, em jogos de ida e volta, com a decisão entre os campeões dos dois turnos.