Belo Horizonte - O América-MG precisa somente de dois empates para chegar à final do Campeonato Mineiro de 2001. Com nove pontos ganhos, na liderança do Grupo B, a equipe do técnico Lula Pereira está três pontos à frente de seus concorrentes principais e próximos adversários, Cruzeiro e Ipatinga. Com mais dois pontos, chegaria aos 11, enquanto as outras duas equipes somariam, no máximo, dez.
Para garantir a vaga já na próxima rodada, o América, além de vencer o Cruzeiro, terá de torcer por um tropeço do Ipatinga, contra a Caldense, em casa. Apesar de se classificar com mais dois empates, somente os três pontos de uma vitória no clássico não garantem a vaga, porque o Ipatinga também pode chegar aos 12 pontos, e a definição seria no saldo de gols.
O técnico Lula Pereira garante que não se preocupa em fazer essas projeções e que ainda não havia percebido que apenas dois empates classificam a equipe. “Minha preocupação é vencer. Se nos classificarmos com dois empates, não será porque corremos atrás disso. Nem vou passar essa possibilidade para os jogadores", assegura o treinador.
Na vitória de 2 a 0 sobre a Caldense, domingo, em Poços de Caldas, Lula Pereira destaca, mais uma vez, a determinação da equipe. “Valeu acima de tudo o poder de superação", afirma o técnico do América. “Ainda mais depois de uma semana complicada", completa, se referindo à derrota para o Ipatinga, no Independência, e a indisciplina de Claudinei.
O volante, depois de ficar quatro dias sem treinar, viajou para Poços de Caldas e, surpreendendo a todos, foi escalado. “Foi responsabilidade minha", revela Lula Pereira. “Jamais colocaria o jogador sem seu respaldo. Conversei com ele e ele me disse que queria jogar. O grupo também foi de acordo", conta o treinador.
Mesmo sem ter treinado de segunda à quinta-feira e ter feito apenas treino físico na sexta, Claudinei teve uma boa atuação contra a Caldense, segundo o próprio treinador, que repete sua filosofia: “Quero um profissional na acepção da palavra, mas me interesso pelo jogador do portão para dentro do CT."
Lula Pereira volta a fazer mistério quanto à escalação da equipe para o jogo contra o Cruzeiro, marcado para domingo, mas que pode ser antecipado para sábado. Michael e Ruy, que cumpriram suspensão, estão à disposição do treinador.