CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para senador, situação de cartola mineiro é pior a que de Luxa
Sexta-feira, 11 Maio de 2001, 01h17
Atualizada: Sexta-feira, 11 Maio de 2001, 01h19

Brasília - A situação do presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Elmer Guilherme Ferreira, é muito complicada. “Considero tão ou mais grave que a do técnico Wanderley Luxemburgo", comparou o presidente da CPI do Futebol, senador Álvaro Dias (PSDB/PR).

Dias encaminhará ao Ministério Público, em forma de expediente, o pedido de investigação de fraude praticada contra a Previdência Social, com base no depoimento de Elmer à CPI na quarta-feira e em documentos oficiais em poder da Comissão. O dirigente já havia se complicado também em depoimento à CPI da CBF/Nike, em depoimento na terça-feira.

No caso da compra de uma propriedade rural em Barra do Garça (MT), por R$ 400 mil, em 30 de novembro de 1998, mas que teria sido avaliada no dia seguinte em R$ 2 milhões a mais, está sendo considerada pelos senadores que compõem a CPI como “uma fraude grosseira cujas providências devem ser tomadas imediatamente", reafirmou, na quinta-feira o senador. Elmer Guilherme terá que responder por fraudes contra a ordem tributária, crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal e apropriação indébita de recursos da mesma Previdência Social. Álvaro Dias revelou que técnicos da Receita Federal estão acompanhando os trabalhos da CPI e já estão investigando os ilícitos de sonegação da FMF e de seu presidente.

Elmer parece não ter sido avisado de que mentir numa CPI é crime imperdoável. Durante o seu depoimento, na quarta-feira, ficou claro de que ele tentou esconder transações envolvendo emissões de cheque não declaradas. “Ele disse que houve um período em que a Federação não estava podendo movimentar conta bancária, mas nós constatamos a emissão de cheques no mesmo período", afirma o relator da CPI do Futebol, senador Geraldo Althoff (PFL/SC).

Segundo ele, por enquanto “não há necessidade do pedido de quebra dos sigilos fiscal e bancário de Elmer, pois a documentação existente já é suficientemente comprometedora". Althoff assegurou que tudo que for prova de delito, como por exemplo o balanço patrimonial da FMF, será encaminhado ao Ministério Público.

Hoje em Dia


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
CPI encontra irregularidades na federação matogrossense
Relator da CPI diz que Federação Mineira fez 'sonegação grotesca'
Supremo Tribunal Federal recebe mandados contra CPI no Senado
CPI aponta irregularidades na Federação Mineira
Veja lista completa
Campeonato Mineiro
Fabiano é a principal dúvida do América-MG
América-MG e Cruzeiro jogam domingo no Mineirão
Relator da CPI diz que Federação Mineira fez 'sonegação grotesca'
Perto da vaga, América-MG faz mistério às vésperas do clássico
Veja lista completa