São Paulo – O técnico Emerson Leão e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, já não estão mais falando a mesma língua. A confusão aconteceu depois dos 35 jogadores pré-convocados para a disputa da Copa das Confederações.
''Poderia ter qualquer nome. Por isso mesmo foi uma pré-convocação'', disse o dirigente. Em São Paulo, Leão mostrou-se surpreso com a novidade. O treinador rechaçou de pronto a possibilidade de Ricardo Teixeira não ter tido conhecimento da pré-convocação. ''Claro que o presidente conhecia os nomes dos jogadores'', assegurou Leão.
Não foi o que disse Ricardo Teixeira. Antes de viajar na quinta-feira para Zurique, onde foi participar de uma reunião do Comitê Executivo da Fifa, o presidente da CBF chamou um amigo à sua sala no final da tarde, tão logo o coordenador técnico Antônio Lopes acabara de divulgar a lista dos 35 jogadores e que lhe foi apresentada. ''Pode mudar tudo. Não é nada disso'', disse então o presidente,
Ricardo Teixeira se mostrou perplexo com os nomes de alguns jogadores, que considerou ''inexpressivos''. O dirigente chegou a perguntar pela repercussão que a convocação teria causado e reafirmou que a lista será modificada na convocação definitiva que o treinador fará no dia 18 de maio, no Rio - ou seja, muitos dos jogadores que comemoraram sua escolha podem arquivar o projeto de vestir a camisa amarela.
Da parte de Leão, a orientação inicial que ele afirma ter recebido da diretoria da CBF será cumprida. Até porque o treinador diz não ter alternativa. ''Vamos dizer que eu possa convocar novos jogadores. Ótimo. Só que não vai mudar nada. A CBF fez um acordo com os clubes envolvidos nas decisões de Estadual, Taça Libertadores da América e Copa do Brasil.
Leão disse ainda que pode estar acontecendo uma confusão de interpretação na mudança de nomes permitida pela Fifa. ''O que eu sei é que poderá haver a mudança na lista de 23 jogadores se houver contusão'', disse.
O coordenador técnico Antônio Lopes tem a mesma opinião de Leão. ''Para mim continuam valendo os nomes dos 35 jogadores pré-convocados'', disse.