São Paulo - O Palmeiras teve de suar muito e vencer o São Caetano nos pênaltis para ganhar a vaga nas quartas-de-final da Copa Libertadores nesta quarta-feira, no Parque Antártica. No tempo normal, 1 a 0 para o Verdão. Nos pênaltis, 5 a 3.
Na primeira partida, o São Caetano ganhou de 1 a 0, e jogava pelo empate. Com a vitória, o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro
O São Caetano jogou praticamente a partida inteira com dez jogadores. Aílton foi expulso no começo do primeiro tempo.
O técnico Celso Roth, que começou o jogo balançando no cargo, não agüentou a pressão da torcida e colocou Juninho no ataque. Pelo São Caetano o reforço foi o lateral-esquerdo César.
Roth acertou em colocar Juninho. Ele foi o jogador mais perigoso do ataque palmeirense, aproveitando os espaços que César deixava. A primeira boa chance foi aos 8min. Fabinho tocou para Wagner, que devolveu, em uma bela tabela. O lateral bateu forte e Marcos faz grande defesa. Três minutos depois, Fabinho cruzou na área, a bola sobrou para Márcio Griggio, que chutou em cima da defesa. No rebote, Wagner bateu, Marcos fez outra boa defesa.
Aos 17min, Aílton perdeu a cabeça, deu um soco no Magrão e foi expulso. Para tentar rearmar a equipe, o técnico Jair Picerni colocou Esquerdinha no lugar de Sinval. O Palmeiras cresceu na partida e perdeu boa chance aos 26min. Galeano recebeu na esquerda e tocou para Alex, livre, dentro da área. Ele chutou por cima do gol. Aos 46min, Juninho cruzou da direita, Sílvio Luiz não pegou nada e Fábio Júnior cabeceou para fora. A torcida xingou Celso Roth de "burro".
O treinador palmeirense acatou o pedido da torcida e colocou Tuta e Muñoz, nos lugares de Fábio Júnior e Magrão. Com a alteração, o Palmeiras ficou mais ofensivo, mas aberto na defesa, e o São Caetano saía com velocidade nos contra-ataques.
No momento em que o Verdão pressionava, Roth deixou as coisas mais difíceis para o Palmeiras. Ele tirou Juninho, o melhor do ataque palmeirense, e colocou Basílio, um jogador de velocidade contra uma defesa fechada do São Caetano.
Mesmo assim, os palmeirenses quase marcaram aos 25min, quando Lópes recebeu livre na direita e bateu forte. Sílvio Luiz fez grande defesa. Aos 37min Muñoz resolveu sozinho. Ele recebeu do lado direito da área, driblou dois e bateu forte, marcando um golaço. Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis.
Pelo Palmeiras, todos marcaram - Alex, Tuta, Lópes, Felipe e Arce. Pelo São Caetano, Serginho bateu para fora. Márcio Griggio, Nelsinho, Daniel e Esquerdinha conferiram.