Porto Alegre - A despedida do Internacional do Campeonato Gaúcho-2001 foi melancólica: na tarde deste domingo, o Colorado ficou em 1 a 1 com São José, no Estádio Passo d'Areia, na última rodada do octogonal final do returno do Estadual.
Os gols foram marcados pelo zagueiro Ronaldo, para o Inter, aos 44 minutos da etapa inicial, e o atacante Rodrigo empatou aos 25 minutos do segundo tempo. Possivelmente, foi o último compromisso oficial do treinador Cláudio Duarte no comando do Inter. Lori Sandri, do Botafogo, de Ribeirão Preto, e Ivo Wortmann, do Coritiba, são nomes cotados para assumir o cargo de Cláudio Duarte. Na classificação geral do campeonato, o Inter acabou em quarto lugar - Grêmio e Juventude se enfrentarão no play-off decisivo.
Poucos torcedores assistiram a partida. Quem não foi ao estádio, não perdeu nada, pois o jogo, que não valia nada em termos de classificação, foi desprovido de emoção e qualidade técnica. Ambas as equipes não conseguiam articular jogadas eficientes de meio-campo e imprimir um ritmo ofensivamente consistente.
A primeira jogada de risco aconteceu ao 30', através do atacante Rossano: ele invadiu a área, pela ponta direita, e, antes que pudesse concluir a gol, Ronaldo afastou o perigo. O lateral-direito Denílson cruzou para a área, aos 35', e no momento que Ronaldo ia cabecear, o zagueiro Joel interceptou a bola e a mandou para escanteio. O meia Sairo, aos 41', avançou pela lateral direita, penetrou na área e chutou cruzado e rasteiro, e o goleiro João Gabriel fez boa defesa.
Três minutos depois, o Inter marcou o gol: meia Juca cobrou um córner, do lado direito, e Ronaldo, sozinho, cabeceou para as redes, no canto esquerdo do goleiro César Silva - Colorado 1 a 0.
Zequinha esteve próximo de empatar aos 4 minutos do segundo tempo, quando o centroavante Sander correu pela lateral esquerda e passou para Rodrigo, que havia substituído Rossano durante o intervalo - Rodrigo mandou uma bomba, e a bola roçou a trave esquerda do goleiro João Gabriel. A bola sobrou para Sairo, aos 12', no míolo da área, e o meia chutou por cima do travessão.
Após esse lance, a partida prosseguiu no ritmo da etapa inicial, mas o Zequinha igualou o placar aos 25': o atacante Itaqui, que havia entrado no lugar de Sairo, fez uma bela jogada na intermediária central e passou para Rodrigo, que, cara a cara com o goleiro João Gabriel, tocou para o gol e empatou o jogo.
O lateral Denílson atacou pela ponta direita, aos 31', passou por três marcadores, cruzou para a pequena área, e a bola passou na frente do centroavante Marco Aurélio, que não conseguiu alcançá-la.
Torcedores colorados, depois do fim da partida, gritaram para o time, com ironia: "É campeão, é campeão". Eles pediram a cabeça do presidente do clube, Fernando Miranda.